domingo, 25 de setembro de 2011

Cogumelos e Algas

Cogumelos

Os cogumelos estão entre os alimentos mais saudáveis da Natureza. São ricos em aminoácidos, vitaminas, minerais, proteínas, enzimas, antioxidantes e riquíssimos em Beta-D-Glucans, um valioso polissacarídeo cuja principal função é estimular o sistema imunológico, Ergosterol e Lectina, inibidores da proliferação de células tumorais.

Nos últimos anos um cogumelo nativo da Mata Atlântica no estado de São Paulo tornou-se o objeto da atenção de cientistas do mundo inteiro. É o cogumelo Agaricus Blazei Murill. O que distingue o ABM de outros cogumelos é a enorme quantidade de substâncias com propriedades farmacológicas, entre elas a Beta-D-Glucanas, os aminoácidos Arginina, a Lectina e o Ergosterol, maiores do que as quantificadas nos cogumelos Maitake, Reishi e Shitake.



Há 14.000 espécies de fungos no mundo divididos em classes, ordens, famílias, espécies, e testes laboratoriais constataram que o ABM da Mata Atlântica é 10 vezes mais potente do que fungos da mesma espécie. Ele tem sido usado principalmente como coadjuvante no tratamento de câncer no Japão, Brasil e Estados Unidos, sendo que atualmente 90% do cogumelo consumido no Japão é importado do Brasil.

Pesquisadores brasileiros demonstraram em estudos científicos que as propriedades medicinais do cogumelo Agaricus Blazei previnem a aterosclerose, combatem radicais livres, o estresse emocional, estimulam o sistema imunológico, previnem a osteoporose, melhoram a qualidade de vida de pacientes de enfermidades diversas entre elas os diabéticos, melhoram o sistema cardiocirculatório e promovem o equilíbrio metabólico. Estudos científicos em portadores de câncer sugerem que o consumo do extrato de ABM ameniza os efeitos deletérios causados pela medicação tradicional como a radio e a quimioterapia.



Nota informativa: O Cogumelo Agaricus Blazei Murill foi assim denominado pelo botânico belga Heinemann em 1967 por ser semelhante à espécie ABM da família Agaricaceae. No entanto o nome científico deste fungo é agaricus subrufescens, também chamado de Himematsutake no Japão e Cogumelo de Deus e/ou do Sol pelos nativos da Mata Atlântica, mas é comercializado no mundo inteiro como ABM.


Algas


O que é a clorela?
A clorela é o organismo vivo mais rico em clorofila que se tem notícia. Hoje nos meios científicos conhece-se a notável capacidade da clorofila de estimular a formação da célula vermelha do sangue, o que faz da clorofila um dos melhores recursos para o tratamento da anemia por falta de ferro.

A clorela é uma alga unicelular de água doce.Tanto as clorelas quanto outras formas de algas são fundamentais para a vida em função da sua grande capacidade de fotossíntese. A clorela é uma das menores formas de vida conhecida e a que contem proporcionalmente a maior quantidade de nutrientes possível. Outra característica importante da clorela é o seu rápido desenvolvimento. Uma única célula de clorela pode dividir-se e subdividir-se em quatro novas células a cada 20 horas.

Qual a origem da clorela?
A clorela foi detectada pela primeira vez no Ocidente em 1890 pelo microbiologista holandês M.W. Beijernick, mas foi somente após a Segunda Guerra Mundial que ela se tornou conhecida, uma vez que foi produzida e utilizada pela Alemanha como alimento para os soldados, devido à escassez de víveres.

A clorela foi considerada como um segredo de guerra, o que explica como os soldados alemães conseguiam combater sem ingerir a quantidade necessária de alimentos. Após a guerra, o Instituto Carnegie, aproveitando o frenesi de aquisição de segredos, fórmulas químicas e de patentes da Alemanha derrotada, baseou-se nas pesquisas dos cientistas germânicos e desenvolveu um sistema de produção bem como um método para tornar a Clorela um pouco mais digerível, o que permitiu a sua comercialização em escala maior. Mas foi apenas na década de 70 que cientistas japoneses conseguiram descobrir um processo para romper a parede celular da clorela (método Dino-Mill), elevando a sua digestibilidade de 50 para 85%.

Graças a isso, a clorela já esta sendo usada no mundo inteiro como suplemento alimentar e, no mínimo, uma esperança para a eliminação da desnutrição nos países em desenvolvimento. Ela já foi famosa como sendo a "pílula do astronauta", pois até hoje tem sido o alimento básico dos tripulantes das viagens espaciais desenvolvido pela NASA.

Pode ser encontrada sob a forma de pó, em cápsulas ou em comprimidos. No Japão ela é conhecida como a super alga e é consumida hoje em larga escala como suplemento, ou acrescentada a diversos alimentos como macarrão, biscoitos, pães, bebidas e para enriquecer alimentos infantis.

Quais são os nutrientes da clorela?
Devido à sua natureza elementar, a clorela acumula uma imensa quantidade de nutrientes, mais especificamente de proteínas, de micro-minerais, de vitaminas, de clorofila e de diversos fatores normalizadores das funções orgânicas.

Em sua composição básica a clorela apresenta uma porcentagem de 60% de proteínas e é capaz de produzir 50% mais proteína do que qualquer outro ser vivo .

Em termos de comparação, a clorela possui proporcionalmente mais proteínas do que a soja (37%), a carne de vaca (45%), e o trigo (10%).

Dos seres vivos que contêm proteínas ela é o mais completo em termos de aminoácidos, apresentando apenas uma pequena redução na quantidade de metionina.

A clorela contem uma grande quantidade de betacaroteno (protovitamina A), vitamina C, vitamina E, vitamina K, vitamina B1, B2, B6, B12, niacina, ácido pantotênico, ácido fólico, biotina, colina, inositol, ácido para-aminobenzoico (PABA), e outras em menor quantidade.

Na sua composição mineral a clorela possui é também um dos organismos mais completos e ricos, apresentando quantidades consideráveis de cálcio, magnésio, zinco, cobre, manganês, ferro, enxofre, iodo, fósforo, potássio, cobalto, selênio e outros.

O que é a clorofila?
É o pigmento verde dos vegetais que possui o magnésio como elemento principal, sendo resultante do processo de fotossíntese.

Qual a importância da clorofila para a vida humana?
Os estudos do professor Louis Kevran sobre transmutações biológicas a baixa energia mostrou a importância da clorofila para a vida humana, inclusive na prevenção e no tratamento adequado e correto das anemias ferroprivas (anemias causadas por deficiência do mineral ferro).

As folhas e verduras, apesar de sua cor verde, possuem menos de 1% da substância e a própria alfafa, uma das fontes mais ricas de clorofila, tem apenas cerca de 3kg de clorofila por tonelada, ou seja, apenas 0,3%.

A clorela é superior à alfafa em concentração de clorofila, possui 30 kg por tonelada, ou seja, 3%.

Para que serve a clorela?
A clorela é uma excelente fonte de:
ferro (muito importante para o transporte e a utilização do oxigênio no organismo);
vitamina B12 (é a vitamina mais difícil de ser obtida através dos alimentos e é responsável pela sensação de bem estar);
betacaroteno (antioxidante, ou seja, substância capaz de reduzir os radicais livres);
vitaminas do complexo B (tem função importante para o metabolismo celular e no trato gastrointestinal).



Dr. Marcio Bontempo


Nenhum comentário:

Postar um comentário