História da Osteopatia

Andrew Taylor Still (apud BELL, 2006), “pai” da Osteopatia, nasceu em 6 de agosto de 1.829 no estado de Virginia, EUA. A convivência com seu pai, um médico e pastor metodista, o introduziu rapidamente à medicina. Diz-se que aprendeu algum tipo de manipulação, embora não haja provas, com tribos indígenas nas localidades próximas de sua cidade. Conta-se que ele sofria de enxaqueca e para aliviar as dores e enjôos, amarrava uma corda entre duas árvores, onde descansava a base de sua nuca. Como médico cirurgião da Guerra da Secessão (1861-1865), frustrou-se ao perceber que não conseguia diminuir as dores dos soldados e pode perceber que o excesso de medicamentos trazia muitos efeitos colaterais.

Esse autor ainda nos conta que Dr. Still perdeu 3 filhos e muitos pacientes por meningite cérebro espinhal e ante a sua impotência como médico tradicional, resolveu investigar mais a fundo e notou que os pacientes apresentavam sintomas em comum, tais como dores ao nível das escápulas, zonas quentes e frias e alguns pontos dolorosos. Em 22 de julho de 1.874 lhe trouxeram um menino com desinteria hemorrágica. Após investigação, sentiu que a lombar estava fria enquanto o resto do corpo estava quente; manipulou o menino e no dia seguinte ele estava curado. Com este caso e outros dezessete similares o Dr. Still ganhou fama e muita procura, o que o levou a formar seus outros 3 filhos em osteopatia . Fundou em 1.892 a “American School of Osteopathy” em Kisville. Abandona o diploma de medicina e cria o doutorado em osteopatia (D.O.).

Segundo Ricard (2001), Dr. Still escreveu três livros: “Philosophy of Osteopahty” (1.899), “Autobiography” (1.908) e, o mais importante, “Osteopathy research and practice” (1.910).
Após muitas tentativas de proibição da Osteopatia e após diversas escolas de medicina que ensinavam a osteopatia terem sido fechadas pela medicina tradicional, em 1969 o senado abole definitivamente o artigo de Flexner que tentava proibir a osteopatia.
O doutor Andrew Still faleceu em 1917.

Na história da osteopatia, Ricard (2001) cita importantes nomes, como:
- William Gardner Sutherland: foi aluno de Still, nasceu em 1895 e foi o pai da técnica crânio-sacral. Estudou as suturas cranianas, o micro-movimento e a mobilização da duramáter e do líquido céfalo-raquidiano.
- John Littlejohn: nasceu em Glasgow, Inglaterra, em 1875. Estudou medicina na Inglaterra e obteve D.O. em osteopatia em 1900. Fundou a mais antiga escola de osteopatia da Inglaterra (British School of Osteopathy).
- Fred Mitchel: criou as técnicas de energia muscular.
- Gordon Zink: busca os pontos de tensão mínima trabalhando as fáscias.
-Ivin Korr: não é osteopata, mas descreveu as bases fisiológicas da osteopatia.
- Gillet: é um quiropata Belga que fundou em 1924 a Belgium Chiropractic Burset e muitos testes que são usados na Osteopatia.