quarta-feira, 2 de maio de 2012

Acupuntura deve obrigar a mudança na Medicina Moderna


Estava vendo uma reportagem de cirurgia em caso de hiperidrose (suor excessivo) nas mãos...e pensando comigo sobre a visão da Medicina Chinesa.

Na Medicina Chinesa é sinal de uma Deficiencia de algum órgão (geralmente pulmão e/ou Coração, além de Rim) ou excesso de Calor-Umidade instalado em alguma região do corpo. Importante tratar essa Deficiência pq pode evoluir pra alguma doença séria...e no Calor-Umidade tbm, algo como colesterol elevado, entupimento de vasos, pressão alta, AVC, etc!

Na Medicina moderna, corta-se certo nervo da região do tórax e pronto...o sujeito já acorda sequinho! Porém, pode ter uma queda da pálpebra de algum olho, passar a transpirar em outras regiões como tórax e abdome...e outras coisinhas desagradáveis.

Mas ele vai continuar com aquela deficiência energética daqueles órgão acometidos (cada região é um órgão específico) ou com aquele Calor  ou Calor-umidade instalado em algum órgão/região/meridiano.
É assim que vemos a diferenças entre as duas práticas: eliminando um SINTOMA e a outra procurando a causa e tratando o indivíduo, que está, obviamente, PREVENINDO doenças futuras.

Não se engane numa coisa: é claro que todos nós, OCIDENTAIS, queremos a "cura" de algo que nos incomoda pra ontem!!!  Não temos paciência nem fomos educados pra procurar em nós as "causas"; o olhar pra dentro! Definitivamente não construímos nossa sociedade com essa visão transformadora. Não sabemos como fazer.

Buscar nos seus hábitos que podem ser emocionais (sim, as emoções geram Calor, consomem demais certas energias), alimentares, ambiente que vivemos, trabalho que fazemos, sexo exagerado (esgota o rim!), exercícios em excesso (esgota tudo) etc. É DIFÍCIL SIM.

A Medicina Moderna quer tanto a Acupuntura, mas como se as abordagens são antagônicas? Já teria que começar mudando essa cirurgia...
e muito mais...leia esse artigo abaixo:





TEXTO PREPARADO POR MARCO AURELIO COZZI,
TERAPEUTA NATURISTA

9ª Pergunta: Você, que almeja a verdadeira Acupuntura e suas implicações com as outras medicinas, concorda que se tornou obrigatório em todo o contexto das ciências médicas e da saúde, após a incorporação da Acupuntura como especialidade, também, a mudança das zonas e pontos de aplicação de injeções de modo geral bem como dos adesivos químicos, hormonais, etc, a mudança dos pontos de implantação de sondas diversas, fistulações tipo “Shunt” para hemodiálise nos punhos onde pulsa a central de “computação orgânico-energética” segundo a especialidade Acupuntura bem como de aparelhos como os marca-passos na região da fossa clavicular (local “porta da vida” ou entrada da Energia Vital segundo a especialidade Acupuntura), bem como atentar-se para a ação perversa contínua dos pontos metálicos na região external, na toracotomia e de outras próteses (o vasto “parafusamento” em Ortopedia e Traumatologia), as redes metálicas (como nos locais das hérnias operadas) e até mesmo de um simples ultra-som, com sua “energia perversa ultra-sônica” captada pelos acupontos, pelos “homeopontos”, e seus metabolismos afins, particularmente nos três primeiros meses de gestação?

No contexto cirúrgico, lembramos da especialidade médica Colon-Coprologia (especialidade reduzida ao ânus, reto e intestino grosso), dever-se-á considerar que as hemorróidas, dentre outros sintomas e causas alopáticas, na especialidade Acupuntura, inicialmente (antes de intervenções e operações maiores), as hemorróidas são causadas pela exaustão da energia Qi no meridiano do Triplo Aquecedor Médio (idem para o prolapso retal e mesmo até no desejo anal freudiano), pelo fígado e emoções afins, turvando as energias e o sangue na região anal além do diagnóstico captado através do pulso radial na 1ª posição distal superficial, punho direito, onde se detecta a anatomia-fisiologia energética do ânus, todavia, algo indizível para qualquer proctologista, colonoscopista, anatomista, fisiologista. E, diante da anátomo-fisiologia energéticas, dos meridianos dorso-ventrais ao longo da coluna vertebral e da linha Alba na verdadeira Acupuntura, até a concepção sobre o Ponto G feminino e masculino, deverá ter outra conotação, a energética afim à especialidade Acupuntura.

Em nossas pesquisas, é mister comentar sobre a vital especialidade médica Cardiologia, com a incorporação da Acupuntura como especialidade médica e, portanto, não mais se poderá omitir, negligenciar ou cometer imperícias junto ao doente cardíaco por não se levar em consideração (inclusive na totalidade dos livros de Cardiologia e literaturas afins), que uma angina de peito, a chamada ‘dor do coração verdadeiro’ na MTC, na especialidade Acupuntura é causada pela disfunção da energia Yang do tórax, pela mucosidade, estagnação energética e êxtase do sangue como ocorre na cardiopatia anginosa que pode se agravar, ainda mais, através da manipulação de pontos patognomônicos cirúrgicos operados em cortes e suturas metálicas do externo, na toracotomia, na ponte de safena, etc. Portanto, pontos que agem anos a fio, patologicamente, sobre o canal Vaso Concepção, Triplo Aquecedor Superior e acupontos adjacentes, causando novos sintomas, patologias. Dentro dessa ótica energética, antes de se prescrever uma medicação anti hipertensiva, a hipertensão arterial tem que ser vista, segundo a especialidade Acupuntura, etiologicamente, como uma desarmonia entre o Yin e o Yang do fígado ou dos rins bem como pela umidade-calor, mucosidade.

Atuando por várias especialidades médicas, a Acupuntura trata dos choques, anemias, arritmias, neuroses, problemas da tireóide, cardiopatias diversas e até febres tratando, energeticamente, do vazio-insuficência do Qi, do Yang, do Yin do sangue. Trata também dos problemas buco-linguais, infecções urinárias, excesso de sentimentos, epilepsias, esquizofrenias, histerismos, manias em geral, anginas e enfartes cardíacos que, segundo essa especialidade médica, estão relacionados com a pletora do fogo-calor perversos, mucosidades-humores e congestão do sangue. Uma simples transpiração pode revelar, segundo a especialidade, uma manifestação do coração: se na superfície do corpo, temos alterações do Qi, ataque pelo frio-vento perverso, vazio de Yang, etc; se espontânea, Yang Qi vazio, etc (astenia psicossomática, dispnéia, etc); se durante o sono, Yin vazio, Yang em excesso (insônia, opressão torácica, calor-securas, etc), enquanto na sudorese profusa, a “transpiração do fim”, o Yang vai desaparecendo (sintomas pré e comatosos); se o suor é na cabeça, lesão do canal ventral superior ou médio (calor perverso ou úmido) e nas têmporas,Yang desaparecendo (‘suor da morte’), etc; em partes do corpo, temos as mucosidades do vento ou umidade, calor nos canais Yin, cansaço intelectual sobre o coração e baço. E, nesse contexto, a cardiologia não pode mais omitir, negligenciar e com imperícia, levar em consideração só os tipos de pulsos com base na sístole e diástole do coração e a Esfigmometria tradicional hipo ou hipertensa (pulso arrítmico, taquicárdico, bradicárdico, irregular, intermitente, extra-sístoles, em martelo, dicroto), segundo o ritmo regular-irregular, volume cheio-fraco-fino, tensão alta-baixa.

A partir da incorporação da Acupuntura como especialidade médica é mister o diagnóstico energético pelo pulso chinês, os vários tipos afins:os 12 pulsos radiais relacionados com os órgãos, vísceras e anátomo-fisiologia inerente e os 28 tipos sutis de pulsologia! “O Xin (coração) tem como função energética comandar os vasos sanguíneos e armazenar o Shen (Mente); abre-se na língua, sendo responsável pelo falar.” (desequilíbrio provoca desde afasia, inconsciência, risos e choros sem motivos, psicoses e mais de 50 outros distúrbios energéticos #)

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=107373&topico=2769542


queria ver a medicina fazer isso tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário