sábado, 7 de abril de 2012

MEDICINE RELOADED Part 2

Por Dr. Wu Tou Kwang



Radiologia Intervencionista, Administração Hospitalar, Acupuntura, Presidente da ABRAD (Associação Brasileira de Radiestesia e Radiônica)



No artigo anterior, Medicine Reloaded (parte 1, está aqui neste blog tbm), contei um pouco da história negra do desenvolvimento da Medicina Química Oficial do século XX, patrocinado por grandes investidores como Rockefeller, Carnegie, Rothschild etc. Eles quase exterminaram as Medicinas Naturais.

Para esclarecer quem não tenha lido o artigo anterior, eu denomino esta medicina praticada no mundo ocidental de “Medicina Química Oficial”. Na Ásia, é chamada de Medicina Ocidental. E no Brasil, tem sido chamada erroneamente como Medicina Tradicional ou Convencional. Na verdade, em tradição tem apenas 100 anos. Das especialidades médicas admitidas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) em 1982, a mais antiga é a Homeopatia, tem 200 anos. As restantes, dentro do modelo atual, com base na indústria farmacêutica e nos equipamentos modernos, floresceram a partir de 1911. Quanto à palavra “Convencional”, deve ser convenção entre a indústria e o governo, um acordo lucrativo!

A ciência e a medicina atual têm muita hipocrisia. O verdadeiro cientista tenta esclarecer todos os fatos e pesquisar todas as possibilidades, sem discriminação cultural, não correr atrás de maior lucratividade, nem buscar monopólio técnico ou mercadológico! Há muitas pesquisas em Terapias Naturais merecedoras de muitos Prêmios Nobel devido à repercussão em termos de Saúde Pública, entretanto, faltam lhes apelos tecnológicos ou econômicos! Estas técnicas foram negadas e renegadas pelos chamados cientistas médicos, sem pesquisar, apenas por simples discriminação ou ignorância; com o surrado argumento de que não têm fundamentos científicos. As Terapias Naturais não está pedindo reconhecimento das instituições, é a Medicina Oficial que está procurando novas oportunidades. Aconteceu isso com a Acupuntura, foi ignorada e perseguida durante décadas; depois os médicos foram se infiltrando; e agora desejam o monopólio!

Comparei a situação atual da Saúde no planeta com o filme Matrix, no fundo, vínhamos sendo programados para atuar segundo os interesses da indústria farmacêutica, que agora tem o maior faturamento anual do planeta. Ela tem todo um “software” para dominar as mídias de comunicação, os governos, as universidades e os povos! É verdade, vivemos num mundo entre equipamentos e softwares, somos manipulados, grande parte da população nem sabe disso.

Entretanto, o universo age segundo a lei da Ação e Reação, descrita há dois séculos por Isaac Newton; ou a lei do Yin Yang, concebida há milhares de anos pelos chineses. Tudo tende ao equilíbrio. A Medicina Química Oficial persegue as Terapias Naturais marginalizadas, ocorrem revoluções, os redutos dos rebeldes defensores das Terapias Naturais serão atacados. A batalha final vai chegar? Sempre digo que a situação está muito melhor, na Idade Média, seriam todos queimados pela Inquisição. Hoje, as lutas ocorrem no Congresso Nacional, na Vigilância Sanitária, na Justiça Federal e nos meios de comunicação. Aparentemente, ninguém morre.

O maquiavélico Relatório Flexner de 1911, patrocinado por Rockefeller e Carnegie, considerado o início da modernização do ensino médico científico, foi na verdade um marco para o quase extermínio da Medicina Natural nos EUA e no mundo. Foi baseado nele que fecharam 2/3 das escolas de medicina no EUA, somente aquelas que ensinam Medicina Natural e Homeopatia! Após a 2ª Guerra Mundial, a American Medical Association desencadeou violentas campanhas de perseguição aos pesquisadores de novas técnicas, misturando exercício ilegal de medicina com a caça aos comunistas, conseguiu colocar na cadeia Ruth Drown e Wilhelm Reich. Ambos morreram presos. Contra o grande pesquisador de câncer Royal Raymond Rife, a AMA conseguiu que ele abandonasse todas as pesquisas. E seus supermicroscópios e geradores de freqüência foram roubados ou destruídos por algum ladrãozinho!

Entretanto, as reações vêm surgindo e muitas iniciativas vêm resistindo aos esforços mercantilistas da indústria farmacêutica, tal como as guerrilhas iraquianas ou vietnamitas, ou como os rebeldes de Zion. Acredito que não deva ocorrer a batalha final como no Matrix Revolutions. As técnicas orientais como a Medicina Tradicional Chinesa e a Medicina Ayurvédica sobreviveram e estão se espalhando pelo mundo. Yoga, Tai Chi Chuan, Qi Cong, Acupuntura, I Ching, Feng Shui, e a Macrobiótica já são nomes conhecidos no mundo inteiro. No Ocidente, a Homeopatia sobreviveu e tem presença forte na Europa, Índia e América do Sul; a Fitoterapia ganhou status científico e representa um grande mercado. A Iridologia cresceu muito com os trabalhos de Bernard Jensen e Denny Johnson. A Meditação ganhou reconhecimento médico. A Quiropraxia e a Naturologia voltaram a se expandir por muitos países. Novas técnicas foram descobertas: Florais de Bach, Bioenergética, Psicanálise, Oligoterapia Catalítica, Medicina Antroposófica, Reflexologia, Cinesiologia Aplicada, Magnetoterapia, EAV, Colorpuntura, Fotografia Kirlian, Terapias Corporais, Ecologia Clínica, Radiônica...

Todas as técnicas têm sua importância. Os remédios químicos e as cirurgias continuarão importantes, são úteis para tiros, facadas, acidentes, epidemias, ataques terroristas ou doenças degenerativas avançadas; mas a base da assistência terapêutica tem que ser as Terapias Naturais, com suas técnicas simples, eficientes e baratas, com abordagem humanística e manutenção da saúde.

Neste artigo, analisarei com mais pormenores Acupuntura, Terapia Floral e Fitoterapia, pois foram as três áreas onde têm ocorrido grandes conflitos no Brasil.



REAÇÕES JUDICIAIS

Ainda bem que não estou sozinho nesta luta, como reforço aos meus argumentos, no dia 15 de junho de 2003, foi depositada uma ação junto ao Tribunal Penal Internacional pelo médico alemão Matthias Rath e outros, em nome da população mundial, onde a acusação principal visa os crimes perpetrados através do "comércio farmacêutico da doença".

No texto, relatam que ao longo do século XX, a indústria farmacêutica se organizou de modo a controlar os sistemas de saúde em todo o mundo, substituindo, sistematicamente, as terapias naturais, não patenteáveis, por terapias sintéticas, patenteáveis e, portanto, mais rentáveis. Na origem dessa indústria se encontram dois poderosos grupos financeiros que investiram muito no início do século XX: Rothschild e Rockefeller. Desde então, os investidores da indústria farmacêutica têm feito do corpo humano sua fonte de renda.

É fato histórico que o maior cartel petroquímico e farmacêutico da Europa, o IG Farben, foi quem financiou a subida de Hitler ao poder. Por isso, por determinação do Tribunal de Nuremberg, o IG Farben foi obrigado a se subdividir em Bayer, BASF e Hoechst, e alguns de seus diretores foram sentenciados como responsáveis pelo início da guerra, genocídio, espoliação de propriedades e outros crimes contra a humanidade.

Atualmente há muitos processos contra supostos erros médicos nos EUA. Virou uma indústria de processos judiciais onde advogados inescrupulosos vêm ganhando muito dinheiro. Os juízes americanos têm concedido indenizações milionárias. A situação está tão grave e preocupante que foi assunto do Discurso do Estado de União de 2003 do presidente George W. Bush. Por outro lado, a Medicina Química Oficial vem cometendo erros um atrás de outro ao longo dos últimos 100 anos. Quantas teorias fabulosas, técnicas cirúrgicas inovadoras e quantos remédios milagrosos viraram grandes fiascos? Como exemplos, a circuncisão feminina era utilizada como processo terapêutico até os anos 50. Médicos britânicos e norte-americanos praticavam a clitoridectomia e a castração feminina para enfrentar melancolia e ninfomania. Houve a moda das amigdalectomas, tentaram até impor o modismo das apendicectomias preventivas. Chegaram a condenar o uso do ovo. Os diabéticos comiam errado por orientação médica durante dezenas de anos. E aí, é possível abrir algum processo contra a Medicina Química Oficial no Tribunal Penal Internacional, em nome do povo do planeta Terra?



SITUAÇÃO INTERNACIONAL

A OMS, após as duas Conferências Internacionais sobre Atendimento Primário de Saúde, realizadas em Alma-Ata, URSS, em 1962 e 1978, declarou a importância dos "Cuidados Primários de Saúde" no projeto "Saúde para Todos no Ano 2.000".

A OMS e a UNESCO, na revista "Saúde Mundial" de julho de 1997, reconheceram que curandeiros, magos, feiticeiros, parteiras sem diplomas, fitoterapeutas e homeopatas "representam patrimônio que merece ser conservado porque faz parte da herança cultural e científica da humanidade." A medicina ancestral "tem uma dimensão social e não deve ser menosprezada, já que apresenta propostas inteligentes no tocante a natalidade, sexualidade, doença, morte e sofrimento". Ambas as entidades estão apoiando uma campanha internacional para revalorizar as Terapias Naturais.

Por outro lado, os médicos ocidentais apoiados pela indústria farmacêutica não estão parados. Em Portugal, a Ordem dos Médicos, além de processar acupunturistas na Justiça, tentou enquadrar todos os profissionais de saúde através de um projeto de lei do “Acto Médico”. Ainda bem que os nossos companheiros da Medicina Não Convencional resistiram e derrubaram definitivamente tal pretensão. Nos últimos anos, com a descoberta de novos medicamentos psiquiátricos, nos congressos internacionais, os médicos já estão questionando a atuação de psicólogos e têm surgido tentativas para dominá-los. A Fitoterapia, área desprezada pelos médicos durante dezenas de anos, agora está sendo motivo de nova disputa.



ESTIMULAÇÃO DE MERIDIANOS /ACUPUNTURA

Há muitas técnicas para estimular os meridianos e equilibrar o corpo energético. Os instrumentos variam desde Qi Gong, dedos, palpadores, esparadrapo, sementes, esferas ou placas metálicas, florais, luzes coloridas, notas musicais, ímãs, eletricidade, diodo, óxido de titânio polarizado, instrumentos orgônicos, ventosas, calor e agulhas. Entretanto, o instrumento mais conhecido são as assustadoras agulhas. No Ocidente, devido ao aspecto exótico e prático, as agulhas acabaram sendo mais divulgadas e a técnica ganhou o nome de Acupuntura.

Todos os estímulos têm como embasamento filosófico Yin Yang e 5 Elementos para poder tratar as causas das doenças e manter a saúde. Entretanto, devido ao raciocínio científico cartesiano predominante nesta fase tecnológica da humanidade do século XX, a Acupuntura tem sido aprendida e praticada de forma errada, principalmente por médicos com formação alopática científica, tanto no Brasil como em outros países até mesmo na China. Os médicos graduados em Medicina Ocidental, com toda sua bagagem tecnológica e pensamento cartesiano, talvez um pouco de prepotência e ignorância, desprezam todas as tradições, sempre com o mesmo argumento surrado de que faltam fundamentos científicos, faltam evidências. Por outro lado, há muita influência política e econômica nestas recusas contra as Terapias Naturais.

Mesmo na China, tal fenômeno acontece, muitos professores de Acupuntura nos grandes hospitais e universidades não tinham formação em MTC (Medicina Tradicional Chinesa). Estudaram apenas Medicina Ocidental e foram obrigados a estudar Acupuntura na época de Mao Tse Tung devido à falta de medicamentos químicos. A anestesia por Acupuntura surgiu desta forma, pois não havia anestésico em quantidade suficiente! Por conseqüência, a Acupuntura Chinesa foi ocidentalizada. Os acupunturistas brasileiros, ao fazer estágio na China, ficam decepcionados, encontram muito pouco das técnicas dos 5 Elementos.

No Brasil, ocorre o mesmo. Os médicos só aceitam da Acupuntura aquilo que lhes convém. O que é Yin Yang? Para quê 5 Elementos e Pulsologia? A energia Qi não existe! Atualmente, para diferenciar-se da Acupuntura Tradicional Energética, inventaram o nome de Acupuntura Médica.

Para não deixar de lucrar com os cursos de Acupuntura para médicos e para que os futuros médicos acupunturistas não sejam contaminados, as entidades médicas estão censurando alguns livros. Os livros de Giovanni Maciocia são excelentes. Foram muito utilizados pelos médicos e outros profissionais. Ele chegou a ser convidado pelos médicos para dar aulas em 1999 no Rio, mas foi desconvidado logo quando descobriram que ele não tinha formação médica. E agora vem o absurdo, proibiram os alunos médicos de utilizar seus livros!

Considerando as sessões de Acupuntura praticadas por médicos, sem dúvida, usar agulhas e critérios alopáticos torna os tratamentos muito mais objetivos e rápidos. Permite atender a vários pacientes simultaneamente. Em qual especialidade médica o profissional pode ganhar no mesmo instante de 4 a 10 pacientes? Já ouvi caso de médico marcar 4 pacientes a cada 20 minutos, em alta rotatividade. Já houve o absurdo de um paciente me contar que não conseguiu conversar com a médica nas 36 sessões que ele freqüentou! O pessoal deve espetar as agulhas e sair correndo para o próximo cliente, e algum auxiliar passa recolhendo as agulhas depois de 20 minutinhos.

Existem enormes filas de espera pelos tratamentos de Acupuntura. No Hospital das Clínicas de São Paulo, nem os funcionários têm acesso aos tratamentos. Há poucos médicos disponíveis para fazer Acupuntura nos hospitais públicos. Os médicos já contratados para outras especialidades não querem fazer Acupuntura, pois dá muito trabalho e os salários são baixos demais. Eles preferem continuar como médicos alopatas, mas nos consultórios particulares, viram acupunturistas. O problema é que espetar e tirar agulhas dá trabalho. Por que não colocam outros profissionais para executar as sessões e assim diminuir as filas? Acho que muitos médicos acupunturistas estão bobeando nos consultórios particulares, caso contratar outros profissionais de Saúde para pôr e tirar agulhas, vão poder atender a maior número de pacientes e faturar mais.

No tempo da prefeitura Erundina no município de São Paulo, chegamos a implantar Acupuntura, Fitoterapia e Exercícios Terapêuticos em 17 locais com equipes multiprofissionais. Entretanto, na gestão do Maluf, os médicos conseguiram restringir a prática da Acupuntura no serviço municipal só para eles, mas não assumiram. Dos 17 locais, sobrou apenas o Hospital do Servidor Público Municipal, porque este é local de estágio dos médicos, alunos de cursos particulares de Acupuntura.

A SMBA (Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura) entrou com denúncias no Ministério Público contra os cursos de Acupuntura para profissionais de Saúde em SC, PI e PE, e perdeu todas as contendas. O entendimento é que não há lei regulamentando a Acupuntura nem entregando a técnica para uso exclusivo de médicos. O CFM entrou a partir de 2000 com Ações Cautelares na Justiça Federal contra todos os conselhos profissionais que tenham aceitado Acupuntura como recurso terapêutico. Obteve algumas liminares e já está perdendo quase todas, inclusive ao nível do STJ. Os médicos acupunturistas tentaram até achacar outros profissionais através da Vigilância Sanitária. A Justiça Estadual vem concedendo liminares a favor dos técnicos de acupuntura em sete cidades do Estado de São Paulo.

Não seria melhor para o CFM aceitar decisões judiciais e a Constituição, trabalhar em harmonia com outros profissionais de Saúde, formando equipes multidisciplinares para aumentar a oferta da Acupuntura no Serviço Público? Não seria mais rendoso para os médicos acupunturistas contratarem técnicos de Acupuntura para auxiliá-los nos atendimentos em consultórios particulares, atender a maior número de pacientes com melhor qualidade?

Naqueles Estados pobres e distantes, como Rondônia ou Piauí, onde faltam médicos, não seria mais interessante colocar equipes de Acupuntura e Terapias Naturais para dar assistência? Com certeza vai aumentar a satisfação dos consumidores e reduzir os gastos com medicamentos e internações. Há técnicas da Acupuntura simples, seguros, baratas e eficientes. Por exemplo, a enfermeira pode colar algumas sementinhas ou ímãs na orelha, ou na mão, beneficiando muito os usuários.

Por reconhecer a importância da contribuição dos acupunturistas e terapeutas naturistas nos ambulatórios públicos, o Secretário do Estado da Saúde, o ortopedista dr. Nazareno Fonteles, foi o patrono da 1a. turma de Acupunturistas de Piauí.

A única maneira do povão ter acesso à Acupuntura é instalar equipes multiprofissionais.



TERAPIA FLORAL

As 38 Essências Florais de Bach foram doadas para a humanidade em 1936 pelo médico Edward Bach. A Terapia Floral começou a se expandir na década de 70. Eu promovi sua popularização no Brasil em 1989, quando dei as primeiras entrevistas para TV Gazeta e para a revista Semanário, e os primeiros cursos para médicos e acupunturistas do país. Daí em diante cresceu tanto que surgiram muito conflitos comerciais entre distribuidores e terapeutas.

Devido ao enorme sucesso de público, houve um grande complô em 1998, convergindo interesses do CFM (Conselho Federal de Medicina), da indústria farmacêutica, e de policiais ou fiscais corruptos. O CFM baixou a Resolução 1.499 proibindo os médicos de utilizar práticas terapêuticas não reconhecidas pela comunidade científica. A mídia veiculou que as Terapias Alternativas foram banidas no Brasil. Os policiais e fiscais, com base numa nova lei considerando falsificação de medicamento crime inafiançável, invadiram farmácias confiscando Florais e chantagearam farmacêuticos. A queda no consumo de Florais chegou a 90%. Ainda bem que eu e Aluízio Monteiro conseguimos do ministro de Saúde José Serra, com auxílio do deputado federal Aloysio Nunes Ferreira, uma carta considerando Essências Florais substâncias não medicamentosas, liberando sua comercialização.

Vencendo os obstáculos, no momento, Brasil é o maior país consumidor de Essências Florais do mundo. Foram descobertas as Florais de Minas, da Mata Atlântica, do Planalto Central, Brasileiras, expandindo ainda mais suas indicações. Muitas pessoas foram beneficiadas com Florais ao longo dos últimos 12 anos. Os animais de zoológico e de estimação já estão sendo tratados com enorme sucesso através de Florais. Existem farmácias que manipulam Florais em muitos bairros e cidades. E os médicos estão sendo obrigados a responder dúvidas sobre Terapia Floral de seus pacientes, só que estão proibidos de usar Florais. Alguns médicos opositores desta medida vêm sofrendo perseguições dos Conselhos Regionais de Medicina.

Até rezo para ninguém demonstrar a validade científica estatística das Florais, pois isto trará maior interesse da classe médica, vão querer especializar no assunto, e provavelmente, tentar monopolizar. Esta história é velha e repetitiva!

As Florais tratam os distúrbios emocionais de forma simples e barata. Caso a Terapia Floral for implantada no serviço público, trará muita economia e satisfação.



FITOTERAPIA

É a técnica mais antiga da civilização humana. Os animais sabem escolher as ervas por intuição. Nossos ancestrais remotos conheciam também. Atualmente, por não treinar a percepção nem valorizar as tradições, temos que pagar para aprender. Muitos remédios químicos tiveram origem nas plantas medicinais. A Fitoterapia agora está sendo disputada devido à tendência crescente do público consumidor optar por soluções ecológicas e naturais. Até a indústria farmacêutica entrou nesta área, pesquisando, lançando produtos, comprando laboratórios fitoterápicos, e obstruindo a implantação e crescimento de concorrentes, e dificultando registro dos produtos. Para isso, usam os mesmos argumentos da necessidade de comprovação científica e controle rigoroso de qualidade. Isso acaba com os pequenos laboratórios. Para reduzir a utilização de produtos concorrentes, andam perseguindo direta ou indiretamente os terapeutas através da classe médica. Precisam acabar com os produtos fitoterápicos populares, homeopáticos, florais. Precisam colocar todos os tratamentos nas mãos dos médicos, são profissionais já condicionados para aceitar as propagandas farmacêuticas, portanto, mais fáceis de serem controlados.

No momento, já existem laboratórios fitoterápicos e médicos dando aulas somente para médicos. É uma tática de fechar os conhecimentos para a classe médica. Vêm usando isso na área de Acupuntura e na Homeopatia. Existem até fatos absurdos como proibir a divulgação destes conhecimentos para outros profissionais. Tais sociedades de especialistas parecem até seitas secretas da Idade Média. Além disso, existe absurdo ainda maior, proibiram inclusive os médicos de assistir a aulas de outros profissionais! Em algumas cidades, já existem pressões de médicos sobre os farmacêuticos para não aviar receitas de outros profissionais de Saúde. Logo, haverá perseguição a raizeiros e pajés!

Em alguns Postos de Saúde do país, já foi introduzida a utilização de chás e tinturas, preparados a partir de hortas comunitárias. É interessante ensinar o povo a plantar as ervas, fabricar seus vinhos e tinturas, cuidar de suas doencinhas. Vai aumentar seu auto-estima e sentir-se mais cidadãos. As pessoas, mesmo de classes econômicas D e E, têm inteligência suficiente.

Quanto aos terapeutas e profissionais de Saúde, caso forem proibidos pelos médicos de prescrever ou preparar fitoterápicos, ou homeopáticos, podem ficar sossegados. Utilizem equipamentos radiônicos e produzirão produtos de melhor qualidade e muito, muito mais baratos!



O FUTURO

Nas revoluções e nas guerras, são necessários caminhos e estratégias. Contra os dominadores, os rebeldes precisam ter saídas planejadas.

Em Acupuntura, apesar da estabilização do quadro jurídico e legislativo, caso houver nos próximos decênios alguma proibição no uso das agulhas, os profissionais defensores da Acupuntura Energética poderão utilizar os instrumentos não invasivos e continuar atendendo satisfatoriamente suas clientelas. Podem aplicar agulhinhas nos micro-sistemas como Auriculoterapia, Quiropuntura e Craniopuntura, ninguém conseguirá proibir estas práticas inofensivas.

Quanto aos medicamentos, os terapeutas terão cada vez mais obstáculos para prescrever os produtos energéticos. No entanto, existem maneiras engenhosas de burlar tais obstáculos. Existe o aparelho radiônico, Preparador de Potências de Malcolm Rae (figura 1), que reproduz energeticamente qualquer remédio, até com melhor qualidade e menos efeitos colaterais. Assim, todos os alopáticos, químicos, fitoterápicos, homeopáticos, oligoterápicos e florais podem ser copiados. Com este aparelho, podem ser fabricadas autovacinas e nosódios. Muitas alergias e doenças misteriosas já foram curadas com este método.

Com a Internet, pesquisas realizadas em muitos países, com obstáculos para serem publicadas em revistas da Medicina Química Oficial, ganharam exposição mundial. Muitas informações puderam ser trocadas. Novas técnicas podem ser divulgadas. Cartões Saisanjeevini podem ser baixados da Internet, fabricam centenas de remédios energéticos em questão de segundos.

Muitas hipóteses das Terapias Naturais estão sendo confirmadas. Há uma dissertação de mestrado da UNICAMP, da química Eugênia Porto, provando que montando conjuntos de água e soluções químicas em campos magnéticos, a água ganha propriedades físico-químicas e biológicas das soluções apesar de não ter havido o mínimo de contato físico entre os líquidos (figura 2).

Nada tenho contra as inovações tecnológicas, trabalho no setor de Radiologia Intervencionista do INRAD do Hospital das Clínicas, com Terapias Minimamente Invasivas, onde imperam os maiores progressos em termos de aparelhos e instrumentos: angioplastia, stents, embolizações e filtros de cava. Ando no meio de equipamentos de Ressonância Nuclear Magnética, Tomografia Computadorizada, Ultra-Sonografia, Litotriptores. Atualmente, muitas cirurgias estão sendo realizadas por vídeo, laparoscópio e laser, a maior parte das lesões coronarianas são tratadas através de angioplastia com stents. Entretanto, são intervenções caras, tudo é importado, e faltam verbas.

Vou citar trechos do artigo “Traga o Regador dos Tempos Antes”, do médico deputado federal José Aristodemo Pinotti, na Folha, dia 25/11/03:

“Orçamento federal destinada à Saúde dobrou entre 1995 e 2000, de R$ 14,7 bi para 28,2 bi. Entretanto, o acesso e o acolhimento no serviço público estão cada vez piores; os hospitais públicos e filantrópicos estão à beira da falência, começando a ficar sucateados pela falta de renovação e manutenção dos equipamentos. O paradoxo “recursos que crescem e saúde que não melhora” mostra que a questão não pode ser resolvida somente com acréscimos financeiros. Existe ausência de uma ação primária eficiente que evite a progressão de doenças preveníveis, sabendo-se que o gasto com tratamento em estágios avançados é de 3 a 5 vezes maior do que na fase inicial.” Segundo dr. Pinotti, precisam ser dadas mais verbas para prevenção de doenças e ativar mais equipes de PSF (Programa de Saúde na Família). Eu vou mais longe, é necessário incluir as Terapias Naturais nas rotinas de atendimento!

Em termos ideais, as doenças devem ser prevenidas, as pessoas educadas para cuidar-se da saúde, e as consultas humanizadas. Os profissionais de Saúde trabalharão como orientadores, devem ser remunerados pela ausência de enfermidades no grupo assistido. Os agentes comunitários e o PSF são embriões deste modelo.

Num futuro próximo, as pessoas deverão ser mais valorizadas, seus desequilíbrios constitucionais serão estudados e tratados desde a infância. Suas íris serão mapeadas logo para receber orientações dietéticas e psicológicas. Havendo necessidade, passarão por frequentes avaliações radiestésicas, cinesiológicas ou bioressonantes, e terão os distúrbios corrigidos imediatamente, antes de ficarem doentes.

A manutenção deverá ser realizada através de vida saudável com dieta, exercícios terapêuticos, correções posturais, massagens, magnetoterapia, hidroterapia, cromoterapia, musicoterapia, florais e acompanhamento psicológico. Todas as pessoas aprenderão a fazer autodiagnóstico e autotratamento. Já existem trabalhos dessa natureza em crescimento no Brasil atendendo comunidades pobres, da Associação Brasileira de Homeopatia Popular e da Associação Brasileira de Saúde Popular, ambas fundadas por religiosos católicos.

Os exames laboratoriais e imagenológicos continuarão úteis. Entretanto, as avaliações energéticas podem produzir imagens e encaminhar os pacientes. O governo e os consumidores gastarão muito menos.

Quando houver necessidade dos medicamentos, estes serão fabricados através de processos radiônicos ou magnéticos. Enfim, vão ter equilíbrio físico, mental e espiritual. Tudo em paz, harmonia, vibrando em comunhão com Deus. É exigir muito?

No “Seminário de Terapias Naturais de Acupuntura – Patrimônio de Humanidade”, realizado em Out/2000 na Universidade Estácio de Sá com apoio do ministro de Saúde José Serra: o teólogo Leonardo Boff, agora escritor de filosofia oriental, disse que “A verdade sempre ganha das mentiras, a luz sempre vence as trevas”. Pediu aos acupunturistas e terapeutas naturistas manter-se firmes na defesa da saúde do povo brasileiro; e o deputado federal Fernando Gabeira considerou que está “em jogo não apenas a Acupuntura, mas todo um novo paradigma para promover saúde na população”.

Para finalizar, a minha opinião e a minha luta: “Implantar as Terapias Naturais é salvar o futuro do povo brasileiro.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário