quarta-feira, 8 de maio de 2013

A osteopatia no tratamento da enxaqueca (migraña)


A osteopatia no tratamento da enxaqueca (migraña)


Tratamento alternativo dores de cabeça enxaqueca migranha
Enxaqueca pode ser tratada pela osteopatia
Eficácia do tratamento manipulativo osteopático de pacientes do sexo feminino com enxaqueca
Os resultados de um estudo randomizado controlado
A enxaqueca é um dos mais prevalentes distúrbios neurológicos na Europa, vivida por 15% da população (7% homens, 18% mulheres) e afetando severamente a capacidade de trabalhar e a qualidade de vida. O impacto econômico da enxaqueca chega a 27 bilhões de euros para os 41 milhões de pacientes com 18-65 anos, sendo quase 90% destes, com custos indiretos (isto é, redução da eficiência ao trabalhar).
Terapias médicas são considerados como sendo ”’ padrão de tratamento”.
Este estudo aborda o tratamento osteopático para a terapia aguda ou tratamento profilático, como uma alternativa às terapias convencionais.
Resumo: Quarenta e dois (42) pacientes do sexo feminino com enxaqueca foram randomizados em um grupo de intervenção (n = 21) e um grupo controle (n = 21).Os resultados foram avaliados com três questionários antes do tratamento (T1) e 6 meses depois (T2).
Intervenções: O grupo de intervenção recebeu cinco sessões de 50 minutos de tratamento osteopático (OMT) durante um período de 10 semanas. O grupo controle não recebeu OMT, tratamento placebo ou fisioterapia. Pacientes deste grupo apenas preencheram os questionários. Ambos os grupos continuaram com a medicação prescrita anteriormente.
Métodos: A avaliação incluía um questionário da incapacidade enxaqueca (MIDAS) e Short Form-36 (SF-36), bem como um questionário de dor alemão, foram utilizados para avaliar a intensidade da dor, o impacto da enxaqueca na vida diária e da qualidade de vida (QV), e o número de dias que sofriam de enxaqueca.
Resultados: Três (3) dos oito domínios do questionário SF-36  apresentaram melhora significativa (de T1 para T2), com uma melhoria geral em outros domínios. A pontuação MIDAS total, a intensidade da dor, e perturbação na ocupação devido a enxaqueca, bem como o número de dias de afastamento também foram significativamente reduzidos. O grupo controle apresentou diferenças insignificantes nestas áreas.
Com esses estudos e os resultados apresentados, sugere que a OMT, é uma boa proposta para o auxilio e melhora da qualidade de vida das pessoas que sofrem desse mal.
Retirado de algum site/artigo que não me lembro onde vi, se alguém puder me ajudar, agradeço.
Abraços e bom tratamento !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário