quinta-feira, 28 de março de 2013

Estudo de Imagens Cerebrais sugere que a Acupuntura funciona




A Tradicional Medicina Ocidental tem sido cética em relação aos benefícios da acupuntura, mas pesquisadores de New Jersey dizem que evidências a partir de imagens cerebrais mostram que o tratamento ajuda a aliviar a dor.

Apesar de ser considerada uma nova alternativa no ocidentes, a acupuntura tem sido praticada na China há mais de 2.500 anos. Durante o tratamento, agulhas muito finas são inseridas levemente na pele em determinados pontos para aliviar a dor ou outros objetivos.

Cientistas na Universidade de Medicina e Odontologia de Nova Jersey (UMDNJ) compararam imagens cerebrais de 12 pessoas experimentando dor com imagens após as mesmas tendo recebido tratamento com acupuntura. Nas imagens cerebrais, o cérebro "se acende" ou mostra atividade, em áreas específicas quando uma pessoa exerimenta dor. Após a acupuntura, os pesquisadores encontraram uma acentuada diminuição desta atividade.

"Encontramos que a atividade diminui em 60 a 70% de todo o cérebro," disse Wen-Ching Liu, Ph.D., co-autor do estudo e professor assistente de radiologia na UMDNJ.

Apresentado em uma conferência da Sociedade Norte-Americana de Radiologia, o estudo também encontrou que a quantidade da diminuição da dor pode variar de uma pessoa para outra, e que algumas das pessoas no estudo experimentaram uma mudança no seu limiar de dor. "A pessoa (que estava sendo testada) atualmente experimenta uma maior tolerância à dor. Nós aplicamos um estímulo doloroso e após a acupuntura apicamos o mesmo grau de estimulação dolorosa. Ele não a sentiu," disse o Dr. Huey-Jen Lee, chefe da neuroradilogia da UMDNJ.

Embora hajam 401 pontos de acupuntura no corpo, este estudo focou no ponto Hegu, um ponto localizado na mão entre o polegar e o indicador. A maioria dos tratamento com acupuntura envolvem a estimulação de mais de um ponto, mas o ponto Hegu é um que é freqüentemente usado, de acordo com Lee. Os pesquisadores reproduziram o que muitos Chineses conhecem há séculos - a acupuntura funciona para aliviar a dor. Mas como ou por quê ela funciona ainda não se sabe.

Historicamente os Chineses têm teorizado que o corpo possui uma energia circulante chamada Qi (chi). A Qi é dividida em duas forças opostas, o Yin eo Yang, os quais trabalham juntos quando equilibrados. O fluxo de Qi atravessa o corpo da pessoa influenciando todas as atividades vitais essenciais, incluindo a saúde. Se este fluxo é interrompido, o Yin e o Yang se tornam desequilibrados, causando dor e doença. Os Chineses acreditam que a Qi flui através de caminhos especiais ou meridianos. Os pontos de acupuntura são localizações específicas onde estes caminhos vem à superfície da pele. O procedimento visa restaurar o equilíbrio para o fluxo da Qi.

Independentemente de como funciona, a acupuntura vem continuamente ganhando aceitação na medicina Ocidental. Em 1997, o National Institutes of Health publicou os procedimentos (guidelines) oficiais para seu uso. Os pesquisadores são otimistas de que ela se tornará uma ferramenta útil no manejo da dor, especialmente para aqueles que não podem tolerar medicação.

Fonte: CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário