terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Alopecia

Características

Afeta todo o couro cabeludo, com queda de cabelo generalizada. Paciente nota a perda aumentada na escova ou pente, e durante a aplicação do xampú ou creme rinse. A perda varia de menos de 100 a mais de 1000 fios por dia Se o estresse não for repetido, o recrescimento completo, espontâneo, se dará, invariavelmente, dentro de poucos meses.
Freqüentemente, as mulheres se queixam que o comprimento do cabelo nunca volta a ser o mesmo que o presente antes da gravidez. Febres prolongadas ou altas podem destruir alguns folículos completamente, de modo que apenas uma recuperação parcial é possível.

Tratamento

Investigar a causa da queda através:

da história clínica sobre o uso de medicamentos e exames laboratoriais (ex. excesso de vitamina A). doenças como diabetes, câncer, infecções, anemia etc.
alterações hormonais - hipo e hipertireoidismo regimes alimentares.
atualmente, existe tratamento a laser para estimular o crescimento de cabelo.

Cada patologia tem uma série de características próprias que ajudam a investigação para chegar ao diagnóstico.

Uma vez diagnosticada a causa, faz-se o tratamento adequado, que pode ser:

laser capilar
medicamentos e produtos tópicos aplicados no couro cabeludo
medicação via oral


Eflúvio Telógeno (Queda de cabelo)

O termo eflúvio telógeno significa a eliminação de cabelos em clava que se segue à precipitação prematura dos folículos anágenos em telógena. Um processo que ocorre como resposta dos cabelos a muitos tipos diferente de estresse como, por exemplo:

Febre
parto prolongado ou difícil.
operações cirúrgicas.
hemorragias (inclusive doação de sangue).
redução severa súbita da ingestão alimentar (dieta violenta).
estresse emocional, inclusive devido à viagens aéreas prolongadas.
quando a pílula anticoncepcional é descontinuada após ter sido tomada por muito tempo.
Medicamentos também provocam queda de cabelo.
Alterações hormonais
Doença venérea
Doenças Metabólicas
Doenças Infecciosas
Doenças Inflamatórias
Neoplasias (Câncer)
Doenças hereditárias

As alterações do cabelo podem ser as mais variadas como:

Mudanças:

Na cor
Na Estrutura
Consistência
Aspecto
Queda
Até a destruição total do Foliculo Piloso

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?671



Mulher fica careca?

A perda dos cabelos geralmente se inicia após a puberdade, quando os hormônios sexuais começam a ser produzidos. A evolução é lenta e o mais comum é ocorrer uma rarefação difusa dos cabelos, que se tornam finos e tem seu tamanho diminuído. Dificilmente a mulher chega a ficar careca, mas isso pode acontecer em casos de maior intensidade e em mulheres de idade mais avançada.



O quadro pode se tornar mais intenso se a mulher apresentar alterações hormonais, como a síndrome do ovário policístico ou o hirsutismo. Em algumas mulheres, a alopécia androgênica só começa a se manifestar após a menopausa, quando ocorre uma diminuição da produção dos hormônios femininos.

Tratamento

A calvície feminina pode ser tratada e o principal resultado da melhora é o resgate da auto-estima. O tratamento visa evitar a ação hormonal sobre os folículos, revertendo o processo de afinamento e miniaturização e é feito com o uso de anti-andrógenos (combatem a ação dos androgênios: hormônios masculinos). Podem ser utilizados por via oral ou sob a forma de loções aplicadas no couro cabeludo.

A finasterida, medicamento utilizado com sucesso no tratamento dos homens, não é indicada para o tratamento de mulheres em idade fértil devido a possíveis problemas em caso de gravidez, mas outros produtos podem obter resultados semelhantes.

Além disso é feito o estímulo ao crescimento dos cabelos, com suplementação vitamínica e substâncias de uso local.

O tratamento é contínuo e os resultados podem demorar um pouco a aparecer, devendo-se ter paciência e perseverança. Muitas vezes é necessária a troca do medicamento até que se obtenha o melhor resultado. Se o tratamento for interrompido, o processo se reinicia e a queda voltará a acontecer.

Pode ser necessária uma avaliação hormonal e a realização de exames que excluam outras causas da queda dos cabelos, como o eflúvio telógeno e a alopécia areata. A indicação do melhor tratamento depende de cada caso e deve ser determinada pelo médico dermatologista.

http://dermatologia.net/novo/base/estetica/calvicie_feminina.shtml


E na Medicina Chinesa?

Em primeiro lugar devemos ter em mente que os cabelos, para a MTC, são regidos pelo Rim (Shen).Certamente este órgão estará envolvido em alguma forma de deficiência energética.

Um pesquisador chinês, observou que em 105 casos de pessoas com Alopecia, mais de 70% apresentava algum distúrbio emocional que podia facilmente ser ligado à queda de cabelo.

Para a MTC a alopecia está relacionada à Deficiência de Sangue (Xue), Yin do Fígado (Gan) e do Rim (Shen). Estas alterações normalmente estão ligadas a fatores que terminam por consumir a Essência (Jing) do Rim (Shen), como alterações emocionais fortes ou distúrbios crônicos, ou ainda, atividade sexual excessiva.

Os praticantes antigos e modernos sugerem que os tratamentos devam focar a nutrição e tonificação da Essência (Jing) e do Sangue (Xue), independentemente da Síndrome do paciente. Na atualidade uma combinação de Fitoterapia, psicoterapia, acupuntura, é bastante recomendada, mesmo que individualmente cada terapia também possa apresentar bons resultados.

As principais Síndrome dentro da MTC, são:

- Deficiência de Sangue (Xue) com Vento Excessivo;
- Deficiência de Fígado (Gan) e do Rim (Shen);
- Estagnação de Qi e de Sangue (Xue);
- Deficiência de Baço (Pi) com Calor Umidade.

Deficiência de Sangue (Xue) com Vento Excessivo

Caracterizada por início repentino com ligeira coceira acompanhada de tontura, insônia, palpitação e prejuízo da memória.
Língua pálida com saburra branca, pulso fino e rápido.


Deficiência do Fígado (Gan) e do Rim (Shen)

Caracterizada por um curso prolongado, sem crescimento de novo cabelo, propensão para desenvolvimento de alopecia total, acompanhada de tontura, insônia, zumbido, dores e fraqueza na região lombar e joelhos, impotência, emissão seminal, irregularidade menstrual.
Língua pálida com pouca saburra, pulso fino e em arame.


Estagnação de Qi e de Sangue (Xue)

Caracterizado por curso prolongado, acompanhado de dores de cabeça, sono fraco, opressão torácica, face sem lustre, sem brilho.
Língua escura com manchas e saburra, pulso fino e agitado.


Deficiência de Baço (Pi) com Calor Umidade

Caracterizada por coceira irritante na cabeça e excesso de secreção oleosa, acompanhada de diarréia, fezes soltas.
Língua ligeiramente avermelhada, podendo estar aumentada, pulso escorregadio.


Mesmo com quatro Síndromes, para a prática da MTC, estão reagrupadas em apenas duas Síndromes:

- Deficiência de Yin e Secura de Sangue (Xue), e
- Vento Calor.


Deficiência de Yin e Secura de sangue (Xue)

Esta Síndrome apresenta características clássicas como insônia, irritabilidade, secura localizada.
Língua avermelhada com pouca saburra, pulso fino e rápido.


Vento Calor

Esta Síndrome apresenta características próprias de Vento e Calor como vermelhidão da área afetada, assim como Língua Vermelha com saburra amarela, pulso rápido, escorregadio. Algumas pessoas podem apresentar tontura. É repentino

Muito bem, como sabem que não gosto de passar receitas, ai estão as causas...

E agora que já contei o milagre, o santo (tratamento com pontos e ervas) ficará por conta de vossas pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário