Esta expriência bem sucessida, foi documentada e apresentada por mim como Trabalho de Conclusão de Curso da Ebramec em 2008, onde fora aprovada, restando apenas a emissão do Certificado de Pós-Graduação como Especialista em Acupuntura com reconhecimento pelo MEC.
Então vamos direto ao ponto, o mais sucinto que me for possível.
A paciente em questão apresentou Diabete Melito Gestacional (DMG) na 24ª semana de gestação. Na ocasião com 36 anos, 60kg, 1,58 cm, em sua primeira gestação. Iniciou controle alimentar com produtos tipo diet, hidroterapia (que já praticava desde o início da garvidez) e acupuntura.
Segundo Maganha et al, o DMG é definido como intolerância à glicose de graus variáveis com início ou primeiro diagnóstico durante o 2º ou 3º trimestre de gestação. Consiste na grande secreção da somatotropina coriônica humana (HCS), um hormônio placentário que antagoniza com a insulina, elevando o nível de glicose no sangue.
Se esse fosse o único problema...
...acontece que com a glicemia elevada, os riscos são os seguintes:
- Hiperinsulemia fetal;
- Macrossomia;
- Aumento das cesárias;
- Trauma no canal do parto;
- Ocorrência de resultados neonatais adversos como hipoglicemia, policitemia, hipocalcemia, hiperbilirrubinemia e distúrbios respiratórios;
- Malformações fetais, e
- Óbito fetal e neonatal.
Os riscos para os filhos de mãe que desenvolveram DMG são:
- Intolerância à glicose na puberdade;
- Diabete Melito tipo II no final da adolescência ou como adulto jovem;
- Obesidade, e
- Alteração no comportamento e no coeficiênte de inteligência em alguns dos filhos de gestantes diabética.
Significa que a coisa é seria !
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) compreende o Ser pelo seu aspecto energético, com suas regras e teorias próprias. Entende o diabete (termo ocidental, não existente na MTC) como um desequilíbrio que pode estar ocorrendo no Jiao Superior, Jiao Médio ou Jiao Inferior, ou seja, na região superior, média ou inferior do corpo
Para os sintomas do desequilíbrio energético no Jiao Superior, temos:
Aumento de sede, língua e boca secas, urina frequente e em grande quantidade, polifagia, inquietude, possível insônia.
Para o Jiao Médio:
Aumento importante do apetite, fome constante e excesso de ingestão, sensação de desconforto e vazio estomacal, inquietude, transpiração excessiva, sensação de calor pelo corpo, fezes secas, polaciúria e sede extrema.
No caso do Jiao Inferior:
Urina frequente e volume aumentado, porém com uma aparência mais densa, língua e boca secas, fraqueza e dores na região lombar e joelhos, muita sede, tontura, visão embaçada, vermelhidão malar, fome constante (sem ingerir muito alimento).
Pelo que tenho experienciado, o mais comum na gestação é o acometimento do Jiao Inferior. Porém, somente o diagnóstico energético chinês é que irá determinar o que ocorre e o respectivo tratamento.
Pois bem, no caso em questão, o tratamento seguiu um curso de aplicação de 1 ponto de acupuntura, bilateralmente, por 10 minutos, durante 10 dias seguidos e 1 dia de pausa. Isso foi feito até o final da gravidez, totalizando 65 sessões.
Durante esse perído, a glicemia foi avaliada pelo teste capilar (aquele que se pica o dedo) através do Accu-Check Active, da Roche.
Pra resumir o resumo e evitar gráficos e mais gráficos, não fora necessário nenhum tipo de medicamento anti-hiperglimecemiante oral (que são bem controversos quanto aos seus efeitos colaterais) e, nas poucas vezes em que a glicemia dessa paciente esteve levemente acima do máximo recomendado (95mg/dl para jejum e 120mg/dl pós-prandial), ficou muito próxima desse valor.
Segue um trecho da obra:
"Analisando-se em um contesto geral, supõe-se que os valores da glicemia em jejum apresentados pela paciente desta pesquisa, apesar de um pouco acima do esperado em alguns momentos, mostraram-se adequados, já que o bebê não nascera macrossômico, nascendo a termo de 37 3/7 semanas, parto cesárea, com peso de 2.850 kg, tamanho de 46 cm e APGAR de 9 no 1º min. e 10 no 5º min. Além dos exames de dosagem de glicemia capilar (dextro), que indicaram glicemia normalizada para a mãe (88mg/dl) e para o bebê (9.6mg/dl; valor de referência para recém-nascido de 10,0mg/dl) após o parto. Todos esses índices, principalmente o APGAR, considerados muito bons."
Bom, fica aqui uma idéia das possibilidades da MTC no reequilíbrio do indivíduo. A intenção não é expor um trabalho cheio de detalhes técnicos e de leitura cansativa.
Tem aqueles que querem mais. Logo pretendo publicar na íntegra em revista aproprida...
...ai aviso!
ahhh, citei esse no texto, então:
- Maganha CA, Vanni DGBS, Bernardini MA, Zugaib M. Tratamento do diabetes melito gestacional. Rev Assoc Med Bras. 2003; 49(3): 330-4.
Oriente-se
Hipocalcemia: concentração baixa de cálcio no sangue.
Homeostasia: propriedade de um sistema aberto, seres vivos especialmente, de regular o seu ambiente interno para manter uma condição estável, mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico controlados por mecanismos de regulação interrelacionados.
Macrossomia: doença que se caracteriza, principalmente, pelo excesso de peso de recém-nascidos.
Policitemia: é o aumento no número de hemácias (o mesmo que eritrócitos ou glóbulos vermelhos) no sangue.
Polaciúria: é o aumento da frequência do ato de urinar, mas com o volume total ao longo do dia dentro da faixa da normalidade. Trata-se daquela pessoa que vai ao banheiro várias vezes, mas urina sempre pequenas quantidades.
Polidramia: excesso de líquido amniótico.
Polifagia: é um sinal médico que significa fome excessiva e ingestão anormalmente alta de sólidos pela boca.
Poliúria: é o excesso de produção de urina. Normalmente quando o volume é maior que 2,5 a 3 litros por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário