quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Rinite / Sinusite e a Medicina Chinesa (BiYuan 鼻炎)

Sem querer complicar muito, porém escrevo para público leigo e demais profissionais...

Vamos lá:

BíYuán (鼻炎)


Traduzido como Rinite, na verdade significa Rinorreia (corrimento nasal) e Obstrução. O correto seria "nariz encharcado". Abrange rinite aguda, crônica, alérgica ou não (infecciosa, vasomotora etc) e outras complicações como a Sinusite.






Etiopatogenia

Para facilitar, simplificamos a classificação em Rinite Aguda e Rinite Crônica


A Rinite Aguda pode manifestar-se como um sintoma isolado ou associado à gripe. Por isso, na MTC (Medicina Tradicional Chinesa) está relacionada à invasão de Vento-Frio ou Vento-Calor. As mudanças climáticas abruptas lesam a circulação da Energia Defensiva (Wei Qi) e como consequência o Pulmão perde sua função de dispersão e descida. Os Fluidos das vias aéreas superiores se acumulam, provocando a Rinite. No caso do Vento-Calor, o Calor lesa os Jin-Ye (Líquidos corpóreos) deixando as secreções mais purulentas.

A Rinite Crônica ou recorrente tem etiologia variada. A primeira relaciona-se diretamente com a Deficiencia do Qi (Energia) do Pulmão e Baço. Os dois fracos levam à Deficiencia do Wei Qi (Energia de Defesa), o que facilita a entrada de fatores patógenos exógenos. Esse é um paciente com dificuldade à adaptabilidade a climas diferentes, entrada e saída em ambientes com temperaturas diferentes etc, instalando-se  a rinite crônica. A deficiência energética de Pulmão e Baço também leva à formação de Fleuma (Um tipo de Umidade densa), que se acumulará nos seios nasais: o resultado é a rinite/sinusite.

Acúmulo de Fleuma/Umidade por longo tempo transformam-se em Calor, deixando as secreções purulentas.

Outra importante etiologia da Rinite (Sinusite) Crônica é o Acúmulo de Calor no Canal da Vesícula-Biliar. Não estranhe o leigo em Medicina Chinesa, mas o Canal de VB tem relação com o nariz. Para entender o porque, só mesmo fazendo a Formação. Por enquanto peço que acreditem em mim.


Rinite por Ataque de Vento-Frio

Obstrução nasal importante, com espirros frequentes e rinorreias aquosas e claras. Podem acompanhar cefaleia, dores em todo corpo, febres e calafrios; a lingua pode manifestar-se sem mudanças, pulso superficial e tenso.

De modo geral, usa-se P7 (S), IG4 (T), B13, SJ5 (S)


Rinite por Vento-Calor

Nariz obstruído e ressecado, espirros frequentes, mas com rinorreias amarelas ou esverdeadas; febre com aversão ao vento, dores de cabeça e garganta, tosse, sede com preferencia por bebidas frias, língua vermelha com saburra delgada e branca ou levemente amarela; pulso superficial e rápido.

VG14, B13, IG4, IG11, P5


Rinite por Deficiência de Pulmão e Baço

Rinite crônica com períodos de melhora e piora, sendo mais significativa a obstrução nasal. As secreções tendem a ser claras e piorar com o frio, podendo haver perda do olfato. Pode acompanhar Tosse ou pigarros matutinos, face pálida, fezes amolecidas, lassitude, língua pálida e obesa, com marcas de dentes e saburra escassa ou grossa e pegajosa; pulso brando ou escorregadio.

P9, BP3, E40, BP9, B13, B20


Rinite por Acúmulo de Calor no Canal da Vesícula Biliar

Aqui já é bem a Sinusite mesmo. Há obstrução nasal com rinorreias purulentas e abundantes, em alguns casos podendo chegar a ser fétidas. Pode haver perda de olfato. Acompanham dores de cabeça, boca amarga, pesadelos frequentes ou sono agitado; irritabilidade fácil, sede, fezes ressecadas ou constipação. A língua é vermelha com saburra amarela e pegajosa; pulso em corda e rápido.

VB43, IG11, IG4, P7, F2/F3, E40, VC12, VB15




Em todos os casos: VG23, Yintang, IG20 transf. até Bitong

Bom, a partir daqui é só procurar um bom acupunturista pois cada caso requer um combinado  de diferentes pontos e procedimentos dentro da Medicina Chinesa.

abraços.