sexta-feira, 12 de abril de 2013

Manual Básico de Florais de Bach



Apresentação

Apresento este manual básico por crer que se tratar de um material educativo. Qualquer pessoa leiga do assunto certamente terá uma boa visão do mesmo após a leitura deste material. Os florais são um poderoso elemento de ajuda e tem a vantagem de não ter nenhum tipo de contra indicação e de serem passíveis de auto medicação sem restrições, mas só recomendo no caso de pessoas que possuam grande auto conhecimento ou boa auto crítica.Me coloco a disposição para dúvidas e questionamentos.


Florais de Bach

Recomenda-se aos pacientes:

- Atividades físicas regulares.
- Relaxar alguns minutos todo dia.
- Mudar os hábitos alimentares.
- Evitar bebidas gasosas , chocolate , café.

Para o terapeuta:

- Não se restringir a florais quando o remédio alopático for necessário.
- Colher a história patológica pregressa do paciente.
- Acompanhar a evolução dos casos que você receitar.
- Prestar atenção na relação postura física/relato do paciente.
- Diferenciar o que é crônico , emergente e circunstancial no paciente.

Os doze primeiros Florais descobertos através da psicometria do Dr. Bach:

IMPATIENS / MIMULUS / CLEMATIS
AGRIMONY / CHICORY / VERVAIN
CENTAURY / CERATO / SCLERANTUS
WATER VIOLET / GENTIAN / ROCK ROSE

Os florais corrigem o equilíbrio emocional no campo energético. Tiveram seu efeito reconhecido em 1976. Para o Dr. Bach o importante era tratar a personalidade da pessoa e não a doença. A doença é o resultado do conflito da alma e da personalidade ("O sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma manda a doença para nos corrigir, nos botar no caminho de novo. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar.").

A origem das sete doenças é proveniente de sete defeitos do homem:

1º : Orgulho
2º : Crueldade
3º : Ódio
4º : Egoísmo
5° : Ignorância
6º : Instabilidade Mental
7º : Cobiça, Gula

São sete os caminhos do equilíbrio (liberdade):

1º : Paz
2º : Esperança
3º : Alegria
4º : Fé
5º : Certeza
6º : Sabedoria
7º : Amor

Seu conceito de saúde é: Harmonia, integração, individualidade e integridade.

O importante é ser livre, jogar muita coisa para o alto e fazer o
que a nossa alma quer.

Ele dividiu os florais em sete categorias:

1ª : Para os que tem medo:

ROCK ROSE / MIMULUS / CHERRY PLUM
ASPEN / RED CHESTNUT

2ª : Para indecisão:

CERATO / SCLERANTUS / GENSIAN
GORSE /HORN BEAN / WILD OAT

3ª : Para falta de interesse pelas circunstâncias atuais:

CLEMATIS / HONEY SUCKLE / WILD ROSE
WHITE CHESTNUT / OLIVE / MUSTARD
CHESTNUT BUD


4ª : Para solidão:

WATER VIOLET / IMPATIENS / HEATHER

5ª : Para sensibilidade excessiva a influências e opiniões alheias:

AGRIMONY / CENTAURY
WALNUT / HOLLY

6ª : Para os que estão desesperados e abatidos:

LARCH / PINE / ELM
SWEET CHESTNUT / STAR OF BETHLEHEN
WILLOW / OAK / CRABB APPLE

7ª : Para os que tem preocupação excessiva com o bem estar dos outros:

CHICORY / VERVAIN / VINE
BEECH / ROCK WATER


OS 38 FLORAIS:

AGRIMONY - É o anseolítico do sistema Bach. Indicado para ansiedade, serve para obesidade e alcoolismo, medos físicos, medo de estar só, neurose da ansiedade, síndrome do pânico, pessoas que se preocupam muito com antecedência. Sempre fará emergir algo durante e depois do tratamento. É muito necessário acompanhar o tratamento, pois provavelmente será necessário o tratamento com outro floral.

ASPEN - Para medos ligados ao esoterismo, medos associados a religião e medo de dormir.

BEECH - Para pessoas intolerantes, críticas e arrogantes, que consideram os outros estúpidos e ignorantes, perfeccionistas.
Ele ajuda a adotar uma postura mais compreensiva e tolerante.

CENTAURY - Para pessoas que são usadas, submissas e servis, "capachos", para pessoas que não conseguem dizer não. Por trás do CENTAURY normalmente há um LARCH (insegurança).

CERATO - Para pessoas indecisas que buscam opinião dos outros para tudo, que sempre pedem conselho e não tem confiança para tomar suas próprias decisões.

CHERRY PLUM - Para pessoas que tem impulso de fazer coisas horríveis. Indicado sempre que há falta de controle emocional , neurose obsessiva.

CHESTNUT BUD - Próprio para ajudar os que não aprendem as lições da vida, cometem sempre os mesmos erros. Ajuda a observar mais as experiências. Ótimo para fase de estudo, facilita o aprendizado. Indicado para a síndrome de Dawn.

CHICORY - Para os egoístas e possessivos, os que sempre querem agradar os outros pelo reconhecimento. Tipo material, superprotetor, que se sente rejeitado, incompreendido, fica magoado e ofendido quando as pessoas não reconhecem o que eles fazem de bom. Ajuda a amar e aconselhar sem exigir em troca amor e atenção.

CLEMATIS - Para personalidades "voadoras", sempre sonhadoras, sempre no mundo da lua, tem sono à tarde, não tem interesse pelas coisas atuais, dispersivas, pessoas que escutam sem ouvir, olham sem ver. Costumam ter problemas de visão e audição. É muito bem associado ao CHESTNUT BUD. Traz a pessoa à realidade.

CRABB APPLE - É o antibiótico do sistema, é o remédio da limpeza, tanto física quanto psicológica, para pessoas que se sentem culpadas, sujas, para problemas com a pele, aversão e desgosto de si próprio. Indicado para processos infecciosos, hábitos perniciosos, aversão a contatos físicos, idéias fixas. Limpa a mente. É o depurador para a mente e o corpo.

ELM- Para pessoas assoberbadas de responsabilidade, que sentem que carregam um fardo sobre os ombros, que se sentem pressionados pelo trabalho e compromissos. Indicado para dores físicas. É o analgésico do sistema.

GENTIAN - Para depressão com causa conhecida. Dá coragem, anima. O lema é : "Eu serei bem sucedido".

GORSE - Para os desesperados, pacientes com doença terminal. Faz a pessoa ter uma nova visão, para os que perdem a esperança por completo, casos graves, doenças em que nada dá resultado.

HEATHER - É o floral dos tagarelas, que trazem todo o assunto das conversas para elas. Para pessoas que ficam cutucando as outras, centradas em si mesmas.

HOLLY - Para qualquer tipo de estado negativo, ódio, desprezo, egoísmo, frustração, temperamentos violentos, vingativos. É usado para sentimentos explosivos que causam revolta. É o antídoto do ódio. Para quem tem raiva da vida. É a flor da amor. Para o ciúme.

HONEYSUCKLE - Para pessoas que vivem no passado, ficam presas no passado, serve para trazer as pessoas para o presente. Serve para viúvos, pessoas que moram no exterior e ficam com saudade, pessoas que perdem entes queridos e ficam presas a lembranças. É indicado para ajudar órfãos, pessoas mais velhas que vivem sozinhas. É floral das lembranças.

HORNBEAN - Para cansaço físico, mental, para pessoas que sentem que todo dia é 2ª feira de manhã. Dá força emocional. Para pessoas preguiçosas, sem força e energia.

IMPATIENS - Para pessoas irritadiças nervosas, que gostam de trabalhar sozinhas. Consideram todos com o pensar mais lento. Ótimo para inquietude e tensão mental.

LARCH - Dá autoconfiança, para timidez, insegurança, pessoas que não acreditam em si. Ajuda a mergulhar na vida, adquirir confiança. É o remédio da impotência masculina.

MIMULUS- Florais para o medo com causas conhecidas. Ótimo para timidez e pessoas retraídas, dá coragem as pessoas, é indicado para fobias, sensibilidade ao que é novo, para sexualidade reprimida.

MUSTARD - Para depressões cíclicas sem razão aparente. É muito pouco usado.

OAK - Para quem ignora os sinais de dor, trabalha demais e esconde o cansaço, luta até o fim, para pessoas que só ficam doentes sábado e domingo, para colapso de vitalidade. Mais usado como complemento de outro.

OLIVE - Para esgotamento físico e mental de quem está em recuperação de acidente, ou pessoas esgotadas. Para pessoas que se sentem exaustas e em total fadiga. Ótimo para reabastecer essa energia perdida.

PINE - Para sentimento de culpa, auto condenação, pessoas que se culpam por tudo, que trazem nos ombros a culpa do mundo, remorso, pessoas que se responsabilizam pelos outros.

RED CHESTNUT - Para medos desproporcionais, para pessoas que se preocupam demais com os outros, mães que não dormem quando o filho sai, ajuda a pessoa a devolver a devida proporção a preocupação.

ROCK ROSE - É o remédio do pânico, para pessoas que sentem extremo temor, para acidentes, enfermidades repentinas, risco de suicídio, para pessoas com um contato muito íntimo com o mal.

ROCK WATER - Para pessoas rígidas, que acham que todos devem segui-las, severas, reprimidas, ávidas de perfeição, indicado para pessoas com uma auto disciplina muito grande.

SCLERANTHUS - Para pessoas indecisas entre duas possibilidades (viajo ou fico?, vou ou não vou?, uma mulher ou outra), para instabilidade de humor, também indicado para enjôo.

STAR OF BETHLEHEN - É o floral da perda, de choques, traumas, para quem se separa de entes queridos, traumas causados por acidente. Neutraliza os efeitos de qualquer choque. Conforta as dores e as perdas.

SWEET CHESTNUT - Para angústia, tristeza profunda, aperto no peito, pessoas que acham a angústia insuportável. É "A noite escura da alma".

VERVAIN- Para idealistas, dominadores, autoritários, fanáticos, sensíveis a injustiça, defendem os fracos e oprimidos. Caracteriza os mártires por alguma situação.

VINE - Para líderes, dominadores, inflexíveis, ditatoriais, sado-masoquistas, pessoas que visando o fim usam qualquer meio, pessoas cruéis. Indicado para estabilizar pressão alta. Também indicado para pais que dominam o lar com mão de ferro.

WALNUT - É o remédio para mudanças, puberdade, menopausa, casar ou separar, ciclo menstrual, para pessoas que querem se livrar de influência, para quem quer mudar, mas fica preso, é quando chega o momento de dar grandes passos adiante, sensíveis a influências externas. Indicado para estados de transição, mudanças e hábitos arraigados.

WATER VIOLET - Para pessoas orgulhosas e indiferentes, pessoas que gostam de ser solitárias, independentes, seguras de si, sentem dores em silêncio. Ele ajuda a ser mais perceptível. É o remédio do orgulho.

WHITE CHESTNUT - Para pensamentos indesejosos, que não conseguem parar de pensar em algo, é o floral do "disco arranhado", para diálogo interno torturante, idéias fixas. Bom para neurose obsessiva.

WILD OAT - Para pessoas insatisfeitas entre a vontade e a realização, que está sempre perdida. É o remédio das almas perdidas. Bom para concursos e vestibulares. É o remédio para criar raízes.

WILD ROSE - Para pessoas resignadas e apáticas, totalmente na apatia, "É o meu carma", "É o meu destino", conformadas com as situações. É muito útil na apatia, na aposentadoria.

WILLOW - Para o ressentimento, para pessoas amarguradas e rancorosas, para os que se acham injustiçados, para os egocêntricos com pena de si mesmos.

RESCUE - Para emergências (ROCK ROSE , IMPATIENS, STAR OF BETHLEHEN, CHERRY PLUM e CRABB APPLE).



Farmacotécnica dos Florais de Bach

Estágios:

- tintura mãe.
- frasco estoque (kit)
- frasco de uso

Preparação:

- método solar - flores que florescem na primavera e verão.
- método de fervura - brotos de árvores, arbustos, plantas e flores.

Colheita das flores:

- checar com a ilustração botânica
- colher cerca de 8 horas da manhã
- flores de várias árvores do mesmo tipo
- usar uma folha para colher a flor.

Preparação da tintura mãe:

1 - Método solar: colocar um recipiente com as flores, encher de água da fonte até cobri-las e deixar o sol incidir direto sobre as flores durante 3 horas. O dia tem que estar totalmente claro, sem nenhuma nuvem, pois o sol não pode ser coberto nem por um momento.

2 - Método da fervura: colocar um tacho ou panela (inox) com as flores dentro, cobrir com água da fonte, ferver por 30 minutos, apagar o fogo e deixar esfriar. Em ambos os casos, após seus procedimentos a água é coada e colocada numa garrafa cheia até a metade de brandy.

Método solar : OAK, GORSE, WHITE CHESTNUT, WATER VIOLET, MIMULUS, AGRIMONY, ROCK ROSE, CENTAURY, SCHLERANTHUS, WILD OAT, IMPATIENS, CHICORY, VERVAIN, CLEMATIS, HEATHER, CERATO, GENSIAN, OLIVE, VINE, ROCK WATER.

Método de fervura: CHERRY PLUM, ELM, ASPEN, BEECH, CHESTNUT BUD, HORN BEAN, LARCH, WALNUT, STAR OF BETHLEHEN, HOLLY, CRABB APPLE, WILLOW, PINE, MUSTARD, RED CHESTNUT, HONEY SUCKLE, SWEET CHESTNUT, WILD ROSE.

Preparação do frasco de estoque (kit) :

- Coloca-se duas gotas da tintura mãe num vidro de 30 ml cheio de brandy.

Preparação do frasco de uso:

- Esteriliza-se o frasco de 30 ml fervendo-o por 30 minutos , em local escuro e com conta-gotas coloca-se brandy até 30% do frasco (no caso de alcoólatras vinagre de maçã ou álcool de cereais (20%), vira-se o frasco, sacode-o e coloca-se 2 gotas de cada floral (no máximo 6 (seis) no frasco, depois sacode-se o frasco e completa-se o resto com água mineral sem gás. Depois, com o vidro pronto, datar, colocar a validade (30 dias), o nome do paciente e os florais contidos.

ex: 22/jan/92
valid: 30dias
Leonardo A. F.
MIMULUS , OAK

OBS: Quanto menos florais melhor podemos avaliar o paciente. Preservar o kit na geladeira. Antes de tomar, dar umas sacudidas.


Preparação do RESCUE REMEDY:

Frasco de estoque (kit): colocar 2 gotas de cada floral componente do RESCUE.
Frasco de uso: colocar 4 gotas do RESCUE REMEDY do kit.
Em caso de emergência: colocar um copo cheio de água (se possível mineral) com 3 gotas do RESCUE (do kit) e fazer o paciente tomar em goles pequenos em intervalos regulares (15 em 15 minutos, depois 30 em 30 minutos até acalmá-lo). Se o paciente estiver inconsciente molhar a boca, o pulso e atrás da orelha. Em caso de receitá-lo normalmente, o paciente deve tomá-lo 4 vezes por dia e 4 gotas. Pode ser usado em compressas para contusões - frias ou quentes.

Pomada de Bach :

- Em 30 g de base de vaselina colocar 4 gotas de RESCUE + 2 gotas de CRABB APPLE, mexer com uma espátula , nunca com a mão.

Creme de Bach :

- Mesmo procedimento da pomada , só que numa base neutra e hidrófila (30 g). Indicado para mordidas, ferroadas, queimaduras, assaduras, distensões, brotoejas, pancadas, alergias da pele (causadas por contato externo) e ferimentos.

Banhos :

- Colocar 8 gotas de RESCUE e 8 gotas de CRABB APPLE numa banheira pequena.

Fórmula de Exame :

- CLEMATIS, ELM GENTIAN ,LARCH WHITE CHESTNUT.
Dá segurança e coragem aos que tem que falar em público, artistas, quem tem que fazer provas, vestibulares, andar de avião, etc ... . Para ansiedade, angústia temor ao fracasso e insegurança. Em geral toma-se 3 dias dias antes dependendo da aflição.

Fórmula de Aprendizagem :

- RESCUE REMEDY, CRABB APPLE CHESTNUT BUD
Para altismo, síndrome de Dawn e transtornos de aprendizagem.

Fórmula de Amplificação de Consciência:

- CRABB APPLE, WALNUT CHESTNUT BUD
Para ampliar horizontes, clarear, sair de crises existenciais.

Fórmula Combinada ara Plantas

- RESCUE REMEDY, HORN BEAN, OLIVE, VINE
Em caso de mudança de lugar ou vaso acrescentar WALNUT. Diluir em 1 litro de água (o frasco de 30 ml) e borrifar nas folhas.



Informar ao Paciente:

- Tomar 4 gotas 4 vezes ao dia: assim que acordar, antes do almoço antes do jantar e a última coisa antes de dormir.
- Nunca aumentar o número de gotas, se necessário, aumentar o número de tomadas.
- Não misturar com bebida alcoólica.
- Não tomar perto de escovar os dentes.
- Pingar em baixo da língua , reter na boca um pouco antes de engolir.
- Não deixar a pipeta encostar na língua.
- Não deixar o frasco de uso na claridade no calor, perto de perfumes ou medicamentos.


O Tratamento

- Os florais não tem contra indicação, não causam overdose ou efeitos colaterais.
- Podem ser receitados até para bebês, sendo dissolvidos numa colherinha de água ou na mamadeira (mesma dosagem). É o mesmo procedimento usado para animais.
- Em bebês colocar 2 florais , no máximo 3.
- A duração do tratamento varia com cada caso, se for emergente é rápido, se for crônico é a longo prazo e se for circunstancial depende dos acontecimentos.
- Manter o mesmo remédio pelo menos por 2 meses.
- Aconselhar o paciente a ler sobre florais, para melhor se conscientizar do tratamento.
- Depois de um tratamento, é muito difícil voltar o mesmo problema.
- Com o tempo, o terapeuta vai tirando e acrescentando florais.
- Após o tratamento (em geral de 5 a 8 meses) a pessoa pode parar e só tomar florais em condições especiais.
- O tratamento é feito pele personalidade da pessoa (básico) + complementares.
- Se em 2 meses o tratamento não der resultado ou os florais estão mal receitados ou o paciente tem um problema orgânico.
- O tratamento é feito pelo estado de ânimo do paciente.
- A doença do corpo se relaciona com o declínio da saúde psicológica.
- A terapia infantil é excelente pois você evita que ela forme camadas de defesa no subconsciente.
- O tratamento devolve a medida certa aos sentimentos.



Diagnóstico Diferencial:


- CERATO X SCLERANTHUS - Ambos para indecisão. O CERATO é quando ele busca na indecisão a palavra de uma outra pessoa, o SCLERANTHUS é quando está indeciso entre 2 possibilidades e ele resolve pela sua própria opinião.

- HORNBEAN X OLIVE - Ambos para cansaço físico e mental.
HORNBEAN é para preguiça , sensação constante de "2ª feira de manhã", sempre desmotivado.
O OLIVE é quando o paciente já passou por situações esgotantes (recuperação de enfermidades, problemas contínuos, etc ...).

- ELM X OAK - Ambos para pessoas desesperadas e abatidas. O ELM é para uma sensação momentânea de incapacidade, sobrecarga de responsabilidade, "não posso ficar doente", para dores físicas, surtos psicóticos, OAK é momentânea perda de vitalidade, mas a pessoa continua lutando, só fica doente sábados e domingos, "não tem limites".

- GENTIAN X MUSTARD - GENTIAN é para depressões com causa conhecida, e MUSTARD é sem causa conhecida, é uma "nuvem negra" que paira sobre a pessoa.

- MIMULUS X ASPEN - Medos com causa conhecida (MIMULUS) e medos sobrenaturais (fantasmas, bruxas, macumba, etc ...(ASPEN).

- CLEMATIS X HONEYSUCKLE - CLEMATIS é para pessoas que vivem no futuro, e HONEYSUCKLE é para pessoas que não conseguem se livrar do passado, os dois florais trazem os pacientes para a realidade.

O Dr. Bach costumava dizer : "Nunca se canse em excesso, nunca tome friagem e nunca fique com fome." . Essas são condições que afetam o sistema psíquico especialmente nas pessoas sob tratamento. Caso o tratamento não dê resultado em 2 meses (pelo menos uma melhora) , ou caso você desconfie que o paciente tem algum problema orgânico você deve mandar ele fazer o exame do cabelo - Dr. Helion Povoa (Rua Martins Ferreira nº 80).


Os 38 florais de BACH e suas características principais :

- AGRIMONY - Anseolítico do sistema BACH.
- ASPEN - Medos desconhecidos.
- BEECH - Críticos ; intolerantes.
- CENTAURY - Servilismo; submissão.
- CERATO - Indecisos buscando opiniões alheias.
- CHERRY PLUM - Medo de perder o controle; desespero.
- CHESTNUT BUD - Tendência a repetir erros anteriores; facilita o aprendizado.
- CHICORY - Egoísmo; possessividade.
- CLEMATIS - Desinteresse pelo presente; sonhadoras.
- CRABB APPLE - Depurativo da mente e do corpo; antibiótico do sistema BACH.
- ELM - Assoberbado pelas responsabilidades; desânimo; exaustão.
- GENTIAN - Depressão com causa conhecida; desinteresse; falta de coragem.
- GORSE - Desesperança; desespero; pessimismo.
- HEATHER - Egocêntricos; maus ouvintes; "tagarelas".
- HOLLY - Ciúme; ódio; frustração; inveja; "flor do amor" .
- HONEYSUCKLE - Persistência em viver no passado.
- HORNBEAN - Cansaço; sensação de "segunda - feira de manhã".
- IMPATIENS - Impaciência; tensão mental; irritabilidade.
- LARCH - Falta de confiança; insegurança.
- MIMULUS - Medos cotidianos; fobias; timidez.
- MUSTARD - Depressão cíclica sem causa conhecida.
- OAK - Sentimento momentâneo de incapacidade; obstinação ; trabalha demais e esconde o cansaço.
- OLIVE - Esgotamento físico e mental.
- PINE - Sentimento de culpa; autocondenação.
- RED CHESTNUT - Medo e preocupação excessiva pelo estado dos outros.
- ROCK ROSE - Pânico; medo súbito; temor.
- ROCK WATER - Auto-repressão; autonegação; automartírio.
- SCLERANTHUS - Indecisos entre duas possibilidades; inconstância.
- STAR OF BETHLEHEN - Perdas; choques sustos traumas.
- SWEET CHESTNUT - Angústia.
- VERVAIN - Tensão; fanatismo; incapacidade de relaxar.
- VINE - Dominadoras; autoritários; ditatoriais inflexíveis.
- WALNUT - Mudanças em geral; rompimento de laços; transições.
- WATER VIOLET - Orgulhosos; solitários; indiferentes.
- WHITE CHESTNUT - Pensamentos torturantes, persistentes e indesejáveis.
- WILD OAT - Insatisfação entre a vontade e a realização; vocação duvidosa, ambições não cumpridas; indefinições quanto a carreira; falta de objetivo.
- WILD ROSE - Apatia; resignação.
- WILLOW - Ressentimento; rancor autocompaixão; amargura.
- RESCUE REMEDY - (STAR OF BETHLEHEN + ROCK ROSE + IMPATIENS + CHERRY PLUM + CLEMATIS) - Composto utilizado em casos de emergência.

Os Florais e Astrologia :

Os astrólogos baseiam-se no estudo do mapa astral para prescrever os remédios florais. O astrólogo Peter Damian reconhece as características dos doze signos astrológicos idênticos aos "doze remédios de Bach". Para isso, relacionou um floral para cada signo. Sendo :

Áries IMPATIENS
Touro - GENTIAN
Gêmeos - CERATO
Câncer - CLEMATIS
Leão - VERVAIN
Virgem - CENTAURY
Libra - SCLERANTHUS
Escorpião - CHICORY
Sagitário - AGRIMONY
Capricórnio - MIMULUS
Aquário - WATER VIOLET
Peixes - ROCK ROSE

A prescrição dos florais pela astrologia requer conhecimento do assunto para que através da interpretação do mapa astrológico, obtenha-se o floral adequado. O uso dos florais pela astrologia não resume-se apenas em conhecer o floral do signo, envolve toda a posição dos astros existentes no mapa. O Dr. Bach descreveu alguns dos remédios com uma história, cada personagem representando um remédio diferente e ilustrando o lado positivo da natureza, bem como a perspectiva negativa característica. Ele chamou -a de:

"A História dos Viajantes" :
"Era uma vez - é sempre era uma vez - dezesseis viajantes que saíram para uma excursão através de uma floresta. A princípio, todos iam bem: porém d epois de ter caminhado durante algum tempo, um dos integrantes do grupo, de nome AGRIMONY, começou a se preocupar quanto a estarem eles no caminho certo ou não. Depois, já de tarde, tendo mergulhado ainda mais na escuridão, MIMULUS começou a ter medo de que tivessem perdido a trilha. Quando o sol se pôs e as sombras aumentaram e os ruídos noturnos da floresta começavam a fazer-se ouvir, ROCK ROSE ficou apavorado e em estado de pânico. No meio da noite, quando tudo eram trevas, GORSE perdeu toda esperança e disse :
- "Não seguirei além daqui; continuem vocês ficarei aqui de modo como estou, até que a morte alivie meus sofrimentos".
OAK, por outro lado, embora sentindo que todos estavam perdidos e que nunca veriam novamente a luz do sol, disse:
- "Continuarei lutando até o fim", e o fez, de modo corajoso. SCLERANTHUS tinha alguma esperança, mas às vezes sofria de incerteza e de indecisão, espeando primeiro seguir uma trilha e quase ao mesmo tempo, outra. CLEMATIS continuava a caminhar com dificuldade, quieta e pacientemente mas - OH ! - bem pouco preocupado no que diz respeito a dar ou não ali o último suspiro ou sair da floresta. GENTIAN algumas vezes animava bastante o grupo , porém outras vezes caía emestado de desânimo e depressão. Outros excursionistas nunca tinham medo, a não ser de que seus companheiros desistissem da excursão e, a seu modo, queriam muito ajudá-los.

HEATHER tinha muita certeza de conhecer o caminho, e queria que todos os companheiros e seguissem. CHICORY não se preocupava com o fim da excursão, porém demonstrava muita preocupação no que diz respeito a estarem ou não seus companheiros com dor nos pés, cansados ou com suprimentos suficientes para se alimentar. CERATO não tinha confiança em suas opiniões, e queria tentar todos os caminhos para se certificar de que o grupo não estava errado, e o pequeno e dócil CENTAURY queria tanto tornar mais leve o fardo dos outros que estava pronto para carregar os apetrechos de todos. Infelizmente , para o pequeno CENTAURY, ele carregava o fardo dos mais aptos a fazê-lo, pois eles eram considerados os mais fortes. ROCK WATER, todo ansioso para ajudar, desapontava um pouco o grupo porque criticava o que eles estavam fazendo de errado e, no entanto, ROCK WATER sabia o caminho. VERVAIN também devia conhecer suficientemente o caminho, mas, embora estivesse um pouco confuso, fazia um discurso detalhado sobre qual seria a única trilha que os levaria para fora da floresta. IMPATIENS, outrossim, conhecia bem o caminho da casa, tão bem que estava impaciente com os que eram menos rápidos que ele. WATER VIOLET percorrera anteriormente aquele caminho, e sabia a trilha certa, no entanto, era um pouco orgulhoso e arrogante, o que os outros não entendiam.

WATER VIOLET julgava-os um tanto inferiores. Ao cabo, todos foram ao fim da floresta. Agora , elesatuam como guias para os outros excursionistas, que não fizeram a excursão antes e, devido ao fato de saberem que há um caminho que leva até o final, e devido ao fato de saberem que a escuridão da floresta não é outra coisa que as sombras da noite, eles andam como "cavalheiros indômitos", e cada um dos dezesseis excursionistas ensina a seu próprio modo a lição, dando o exemplo:

AGRIMONY dá largas passadas, sem nenhuma preocupação, e faz troça de tudo. MIMULUS não sabe o que é medo; ROCK ROSE, nos momentos mais difíceis, é a própria imagem da calma, da coragem serena, GORSE, na noite mais negra, fala-lhes a cerca das etapas que serão vencidas quando o sol surgir pela manhã.

OAK mantem-se imperturbável durante o mais forte vendaval, SCLERANTHUS caminha com inabalável convicção; os olhos de CLEMATIS estão postos com alegria no fim da viagem; nenhuma dificuldade, nenhum contratempo podem desanimar GENTIAN.

HEATHER aprendeu que cada viajante deve seguir o próprio caminho, e silenciosamente vai à frente, a passadas largas para mostrar que isso pode ser feito. CHICORY sempre esperando ajudar, porém apenas quando solicitado, continua tranquilo. CERATO conhece muito bem as pequenas trilhas que não levam a parte alguma, e CENTAURY sempre busca as pessoas que são mais fracas, que julgam pesado o fardo que carregam. ROCK WATER não sabe mais incriminar ninguém, passa o tempo todo encorajando os demais. VERVAIN não prega mais coisa alguma, porém silenciosamente aponta o caminho. IMPATIENS não sabe mais o que é pressa, mas se atrasa entre os retardatários para manter o passo. WATER VIOLET, mais como um anjo do que como um homem, passa em meio ao grupo como um sopro de vento ou como um raio glorioso de sol, abençoando a todos."
Edward Bach, 1934

Leonardo Andrade




Agrimony:Patologia, ansiedade, falta de estímulos, obesidade, tendência ao vício entre outros desequilíbrios.
Aspen:Sonambulismo, agitação mental, síndrome do pânico.
Beech:Arrogância, negativismo, sensibilidade do estomago e Intestino.
Centaury:Submissão, timidez, fragilidade física, palidez.
Cerato:Falta de confiança, indecisões, para estudantes que não sabem a carreira querem seguir.
Cherry Plum:Desespero, violência, suicídio, constipação crônica, enurese noturna.
Chestnut Bud:Para quem não aprende com a vida, perseveram no fracasso, desatento, ulcera, acne, atraso de aprendizado.
Chicory:Possessivos, carentes de amor, sente-se rejeitado, asma, histeria.
Clematis:Apatia, olhar vago, memória deficiente, para quem adoece facilmente, desmaio, fraca circulação.
Crab Aplle:Obsessão de limpeza, sentimento de menos valia, resfriados crônicos.
Elm:Expõe a exaustão com freqüência, dúvida sobre suas habilidades, dores fortes.
Gentian:Depressão profunda, melancolia, desencorajados.
Gorse:Desalento, desesperança, doenças crônicas.
Heather:Possessivos, centrados em si mesmos, carência afetiva, taquelalia.
Holly:Amargura, ódio, temperamento vingativo, inveja, doenças inflamatórias, afecções cutâneas.
Honeysuckle:Persistência em viver no passado, sonolência, para quem não consegue superar a perda de alguém.
Hornbean:Cansaço mental e físico, debilidade, fraqueza nas pernas, ardor ao redor dos olhos.
Impatiens:Impaciência, rapidez de pensamento instabilidade, insônia, erupção cutânea, tensão na nuca, intensos acessos de fome.
Larch:Sentimento de inferioridade, Insegurança, gagueira temporária, para quem bebe além da conta, antecipação do fracasso.
Minulus:Temores do cotidiano, medos identificados, distúrbios psiconeuro vegetativo, timidez, riso nervoso.
Mustard:Período de tristeza inexplicável, Abulia reações lentas distúrbios do sono, perda de apetite.
Oak:Não constatam que precisam repor as forças, para quem trabalha e acumula varias funções ao mesmo tempo.
Olive:Doentes crônicos, constituição física nervosa, fadiga total, esgotamento mental e físico extremo.
Pine:Sentimentos de culpa, auto exigência, autocondenação.
Red chestnut:Ansiedade e medo pelos outros, antecipam desgraças que podem ocorrer com os outros tiram a liberdade de doentes amados, excessiva preocupação materna.
Rock Rose:Medos extremos, terror, pânico, crianças com terrores noturnos, Dores ou sensação de peso no umbigo ou ao redor dele psoríase toxicodependência.
Rock Water:Reprimidos, severidade, rigidez nas articulações, distúrbio menstrual.
Scleranthus:Descompensação, estado emocional variável da melancolia a euforia.
Star of Bethlehen:Choques, seqüelas, colapso nervoso, rouquidão ou falha na voz.
Sweet Chestnut:Desesperança, angústia, último limite antes do stress.
Vervain:Baixa resistência a doença, dorme mal, hiperatividade.
Vine:Dominador, autoritário, agressivo.
Walnut:Dificuldade de adaptação a novas situações, frustrações.
Water Violet:Sentimento de superioridade, orgulho extremo de se relacionar; problemas no joelho.
White Chestnut:Diálogos internos torturantes, bruxismo, cefaléia intensa.
Wild Oat:Para quem não tem propósito na vida, sente-se entediado, insatisfeito.
Wild Rose:Apatia; monotonia, pouca vitalidade.
Willou:Amargura, mau humor, problemas reumáticos.
http://topjoy.wordpress.com/tag/florais-de-bach/

sábado, 6 de abril de 2013

Dieta sem glúten e caseína no tratamento do autismo


O status médico-científico atual da dieta sem glúten e caseína no tratamento do autismo

O tratamento do autismo - uma síndrome complexa que prejudica a capacidade de comunicação e interação social dos portadores - frequentemente consiste de uma série abrangente de programas educacionais, terapias e tratamentos comportamentais. Várias intervenções nutricionais também tem sido sugeridas, como a restrição de alguns alérgenos alimentares, o uso de probióticos e de suplementos nutricionais. Uma das intervenções atualmente mais populares, no entanto, é a dieta sem glúten e sem caseína (dieta SGSC) a qual, como o próprio nome diz, elimina todas as fontes de glúten (presente no trigo, cevada, centeio e aveia) e caseína (presente no leite e derivados) da alimentação.Um artigo recentemente publicado na revista Nutrition and Clinical Practice, pela Dra. Jenniger Elder, faz uma revisão do status médico e científico da dieta, e traz recomendações para que as famílias dos portadores e profissionais de saúde possam decidir pela adoção - ou não - da dieta. Resumimos aqui os principais pontos enfatizados pela pesquisadora.

Assim como a Dra. Elder explica, uma das hipóteses principais sobre os benefícios da dieta se baseia na idéia de que alguns dos sintomas autísticos possam ser consequência de um excesso de opióides (substâncias química com ação similar a da morfina) no organismo. A hipótese postula que a maior permeabilidade intestinal frequentemente observada em autistas permitiria que grandes peptídeos - resultantes da digestão incompleta do glúten e da caseína - possam cruzar a membrana intestinal. Estes peptídeos poderiam atuar como os opióides produzidos naturalmente no organismo, entrando na corrente sanguínea e então alcançando o sistema nervoso central. Postula-se que o excesso de opióides no sistema nervoso central poderia produzir alguns dos sintomas observados em indivíduos autistas. Assim, a retirada do glúten e da caseína da dieta produziria a melhoria dos sintomas em alguns dos portadores.

Resultados dos Testes da Dieta

Os resultados de estudos científicos para investigar os efeitos da dieta SGSC na melhoria dos sintomas ainda são preliminares, uma vez que seria necessário ainda um maior número de participantes, bem como controles mais rigorosos da adoção da dieta pelos participantes e medidas diagnósticas padronizadas dos sintomas para que conclusões mais definitivas possam ser tiradas. Seguem abaixo os principais resultados:

- Em um estudo conduzido em 2003, o qual envolveu 50 crianças com autismo, revelou (através de análises sanguíneas) que um número significativo destas crianças tinham anticorpos contra o glúten (gliadina) e a caseína (ou seja, havia uma reação auto-imune na presença destas substâncias)

- Em outro estudo envolvendo 20 participantes, demonstrou-se que embora mudanças tenham sido observadas nos dois grupos, o grupo de crianças autistas que adotou a dieta SGSC apresentou melhorias significativas no comportamento, cognição não verbal e coordenação motora em relação ao grupo de crianças que adotaram uma dieta padrão (com gluten e caseína).

- Finalmente, um estudo publicado no Journal of Autism and Related Disorders envolvendo 13 crianças e controles mais rigorosos analisou os efeitos da adoção da dieta por 12 semanas. Este estudo mostrou que, embora tenham sido observadas melhoras pontuais na linguagem e comportamento, não houveram diferenças significativas quando se comparam os sintomas do grupo de crianças seguindo - ou não - a dieta. É interessante notar, no entanto, que 7 das 13 famílias que participaram do estudo (e adotaram a dieta SGSC) notaram melhorias nos sintomas, diminuição da hiperatividade, melhoria na linguagem e menor frequencia de comportamentos repetitivos (as quais, por seu caráter mais subjetivo, não foram consideradas pelos pesquisadores na análise dos resultados). Os autores reconhecem que um período mais longo do que 12 semanas possa ser necessário para que as melhorias se tornem mais aparentes.

Implementando a Dieta

Embora os resultados científicos ainda sejam preliminares e mais estudos ainda sejam necessários, a Dra. Elder considera que a dieta SGSC possa ser uma possibilidade promissora de tratamento. No entanto, ela enfatiza que as famílias e profissionais devem avaliar com muito cuidado todos os prós e contras da adoção da dieta antes de implementá-la:

1. A família terá condições de proporcionar à criança os alimentos sem glúten e sem caseína, frequentemente mais caros e difíceis de encontrar?

2. A família já considerou o tempo adicionais que será necessário para preparar a dieta especial?

3. Há compromisso, de pelo menos um dos familiares, de manter registros precisos da alimentação do portador e possíveis mudanças nos sintomas?

4. Será possível manter a adoção rígida da dieta pelo portador em casa, e mesmo fora dela (como por exemplo na escola, em viagens, etc)?

5. Qual o estado de saúde da criança? Como este será monitorado (isto é importante, pois há registros de perda óssea e deficiências de aminoácidos em crianças que seguiram a dieta SGSC, indicando que o estado nutricional da criança deve ser acompanhado e, em alguns casos, suplementos nutricionais e vitamínicos possam ser administrados)

6. A criança tem um repertório alimentar já restrito o qual, se limitado ainda mais pelo dieta, poderia comprometer seu estado nutricional?

Pesquisas Futuras

Atualmente, existem dois estudos sendo conduzidos, um na Noruega (http://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT00614198) e outro nos Estados Unidos (http://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT00090428?term=autism+diet%26rank=2). Enquanto os cientistas aguardam mais evidências sobre a eficência da dieta no tratamento dos sintomas, é importante considerar cuidadosamente seus prós e contras para que se possa garantir a saúde dos portadores.

Mais informações: Elder JH. 2009. The gluten-free, casein-free diet in autism: an overview with clinical implications. Nutr Clin Pract. 23

Citar fonte como: Revista Vida sem Glúten e sem Alergias, 2009 (www.vidasemglutenealergias.com)

____________________________________________________________________________

A dieta pode melhorar os sintomas do autismo?


O autismo é uma desordem ainda pouco compreendida. Geralmente o diagnóstico é feito com base em características como dificuldades de interação social, prejuízos na comunicação e padrões restritos e repetitivos de comportamentos e interesses. É uma doença diferente do retardo mental ou da lesão cerebral, sendo mais freqüente em meninos. Suas causas não são conhecidas porém existe a hipótese de que proteínas como o glúten e a caseína estão envolvidas no desenvolvimento e progressão da doença.
Muitos livros e sites da internet, especialmente nos EUA recomendam que indivíduos autistas eliminem estas substâncias de suas dietas. A proteína glúten está presente em alimentos feitos com aveia, centeio, cevada e trigo. Assim bolos, tortas, biscoitos, massas e pizzas quando feitos com estas matérias primas devem ser eliminados da dieta. A caseína é a proteína do leite dos mamíferos. Uma dieta livre de caseína deverá excluir o leite e todos os seus derivados como queijo e iogurte.
Com esta dieta, pais, médicos e nutricionistas relatam melhoras significativas nos sintomas dos indivíduos autistas. Porém será que a dieta realmente ajuda?


O que se sabe até agora:

O glúten e a caseína contém proteínas que ao serem digeridas tranformam-se em compostos opiáceos com poder de gerar uma certa dependência. Estes compostos são as gluteomorfinas e caseomorfinas.

Alguns indivíduos autistas (20%) apresentam sintomas gastrintestinais como diarréias frequentes. O intestino destes indivíduos também costuma ser mais permeável causando uma absorção dos compostos opiáceos. Quando os indivíduos apresentam esta absorção exagerada a quantidade de compostos opiáceos na urina é bastante aumentada.

Tais compostos atingem o cérebro causando estados mentais compatíveis com intoxicação por drogas opiácias, como a morfina, a codeína e a heroína. Estudos mostram que camundongos que receberam doses elevadas de caseomorfinas tiveram áreas do cérebro alteradas. Porém não tenho conhecimento de nenhum estudo que comprove que caseomorfinas e gluteomorfinas possam causar sintomas do autismo em seres humanos.

Mesmo assim, alguns estudos mostram que quando a caseína e o glúten são removidos da dieta os indivíduos não mais sentem os efeitos dos compostos opiáceos e seu comportamento melhora significativamente. Outros estudos não mostram nenhuma relação entre dieta e autismo.

Pesquisas controladas estão sendo realizadas no momento e devem estar disponíveis até o próximo ano.

Testando a dieta:

O instituto de pesquisa sobre autismo, estabeleceu um tratamento que inclui a dieta livre em glúten e caseína ara indivíduos autistas. De acordo com o instituto todo indivíduo autista deve testar a mesma por pelo menos três meses. Porém consulte um nutricionista pois a retirada de alguns alimentos deve ser feita em substituição a outras para que a criança não desenvolva nenhuma deficiência nutricional. Geralmente o processo se inicia com a remoção de um alimento por vez para que se saiba qual estava causando mais problemas. Por exemplo, como primeiro passo o leite de vaca pode ser substituído por leite de soja ou suco fortificado com cálcio. Um mês após a eliminação do leite e de seus derivados inicia-se a eliminação do glúten. A dieta exige bastante paciência e colaboração de familiares e professores já que todos os ingredientes de alimentos industrializados devem ser lidos afim de detectar a possível adição de caseinatos, lactose, aveia, trigo, farinha de trigo, farelo de trigo etc. Nossa legislação ainda obriga as indústrias a incluir nos rótulos as frases: "contém glúten" ou "não contém glúten".

Procure por lojas que vendam alimentos livres de glúten e caseína e também por receitas para que a dieta não fique muito monótona. Para receitas sem glúten:

http://www.acelbra-rs.org.br/receitas.asp

Alimentos permitidos incluem arroz, quinoa, batatas, farinha de milho, soja, frutas, vegetais, feijão, tapioca, carnes, peixes e ovos.

Resolvendo dois problemas comuns:

- "Leite e pão são os alimentos que meu filho mais aceita. O que fazer? Se eu retirá-los ele pode emagrecer." Caso seu filho seja uma das crianças que apresenta grande absorção de compostos provenientes do glúten e da caseína é importante que se teste a dieta. Após um primeiro período de insatisfação seu filho se tornará mais confortável com outros alimentos. Faça pães, bolos e outros alimentos que não levem leite e trigo.

Lista de alimentos sem glúten: http://www.acelbra.org.br/2004/alimentos.php

Você também pode ligar para o serviço de atendimento ao cliente das empresas alimentícias e solicitar uma lista dos alimentos sem glúten fabricados por eles.

- "Como eliminar o leite?" O leite de vaca é um alimento que tem uma composição adequada para o bezerro mas não para seres humanos. Seu principal ponto forte é seu conteúdo alto em cálcio. Porém o mesmo pode ser adequadamente adquirido com uma ingestão apropriada de vegetais verde-escuros e castanhas. Várias marcas de leite de soja também contém fortificação com cálcio. Caso seu nutricionista ainda considere sua ingestão insuficiente poderá prescrever um suplemento. Leia sempre os rótulos pois o leite está presente em vários alimentos industrializados, procure pelas palavras leite, leite em pó, caseína e lactose.



Mais informações, aqui tbm:

http://portugalmundial.com/2013/01/evite-o-leite-pela-sua-saude/

Leite de Vaca para ser humano ?!


Harvard School of Public Health enviou uma mensagem forte e directa ao USDA 

(Departamento da Agricultura dos Estados Unidos) e aos alegados especialistas do mundo 

inteiro com o lançamento do seu guia Healthy Eating Plate (Dieta Saudável) em resposta ao 

novo guia de saúde e nutricionismo da USDA que veio substituir a pirâmide dos alimentos.

Os especialistas de nutrição e investigadores de Harvard que o guia alimentar da 

universidade está baseado numa nutrição sã investigada ao pormenor e mais importante 

ainda, livre da pressão de lobbies e grupos industriais. A maior evidência disso é a total 

ausência de lacticínios no seu novo guia para uma dieta saudável devido ao facto de «um 

consumo alto destes alimentos [lacticínios] aumentar significativamente o cancro da próstata e 

dos ovários».

Os investigadores da Harvard referiram ainda que os altos níveis de gordura saturada na 

maioria dos lacticínios e os componentes químicos da sua produção os tornam um alimento a 

evitar devendo ser substituídos por  legumes verdes (nomeadamente couve, repolho, bróculos, 

etc), soja enriquecida e grãos de várias espécies para se obter o cálcio necessário e de 

qualidade.

Recentemente tivemos um polémico artigo sobre a necessidade de evitar o leite que 

movimentou a opinião pública dividindo-a entre puristas de ambos os lados e leitores que 

pretendem receber informação que lhes é negada. Esta intervenção importante de Harvard 

vem confirmar o artigo e trazer a opinião iluminada de uma das mais respeitadas 

universidades investigadoras do mundo.


Os nossos parabéns pela coragem de Harvard em provar que se deve aumentar o consumo 

de vegetais e frutas em detrimento de alimentos manipulados pelas grandes corporações que 

nos querem fazer acreditar que são essenciais à vida. Não se trata de propaganda vegan até 

porque o mesmo estudo guia de nutrição salientam a necessidade de ingestão de proteínas 

da carne branca e de peixe, feijão e nozes.

Trata-se de vencer a pressão dos lobbies das grandes empresas que controlam há 

demasiados anos o destino da saúde american e mundial através de instituições 

alegadamente isentas como a USDA, mostrando-lhes o que de facto é a saúde.


Fonte: Harvard (links no texto)


Recomendo também a leitura sobre o Leite e o Câncer de mama, neste link:

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Água Oxigenada





Você sabe os benefícios que a Água Oxigenada traz? 

90% das pessoas não sabem, porque não é divulgado,
por ser um produto de fácil acesso e que não dá lucro por ser muito barata!
Por isso, pesquisei muito e trago as informações que vão te auxiliar no dia-a-dia, acompanhe a lista de benefícios:




1- Mata os germes bocais e
2- Clareia os dentes (coloque uma colher de sobremesa de água oxigenada vol. 10 e faça bochecho, depois cuspa);
3- Tira os germes das escovas de dentes que causam gengivite e outros (mantenha a escova numa solução de água oxigenada);
4- Desinfeta as superfícies melhor que qualquer outro produto (excelente para banheiros e cozinhas);
5- Elimina fungos dos pés que causam chulé (utilize á noite sobre os pés, também evita frieira e outros fungos);
6- Evita infecções,
7- Desinfeta
8- Ajuda na Cicatrização (use várias vezes ao dia, alguns casos de gangrena regrediram com o uso);
9- Mata germes e outros microorganismos nocivos
10- Alivia o nariz que estiver com constipações, gripe ou sinusite (misture meio-a-meio com água pura e pingue no nariz, espere alguns minutos e assoar o nariz);
11- Ajuda manter a pele saudável (use no banho, pode ser usada em caso de Mico
12- Desinfeta roupas que tiveram contato com sangue ou secreções corporais (Deixe de molho numa solução de água oxigenada antes da lavagem normal);
13- Mata bactérias na cozinha, inclusive salmonela (após o uso dos utensílios, desinfete com água oxigenada);
14- Remove tártaro dos dentes (molhe a escova com a água oxigenada e escove normalmente, o tártaro sai aos poucos);
15- Descolorir pêlos dos braços (aconselhável passar creme de óleo de amêndoas antes de iniciar o processo, use a água oxigenada vol. 40 + pó descolorante, passar sobre os pêlos que deseja descolorir e aguardar entre 10 á 30 minutos, lave o local onde passou a loção, após o processo);
16- Clareia as manchas no rosto (passe toda noite com pequenos ?toques? em cima da mancha que deseja sumir);
17- Clareia as unhas ( coloque num pote água quente e uma tampinha de água oxigenada ou uma colher de sopa do produto, deixe suas unhas mergulhadas nessa solução por 10 minutos e retire. Obs: As unhas devem estar limpas e sem esmalte);
18- Tira água do ouvido (Pingue uma gota de água oxigenada e tira aquele efeito aquário, quando fica muito tempo na água da piscina ou do mar);
19- Deixa os pés lisos, livre de rachaduras (coloque 10 comprimidos de melhoral adulto + 1 vidrinho de glicerina médio + 1 vidrinho de água oxigenada, triture o melhoral num recipiente, até ficar em pó, acrescente os demais ingredientes, misture e tampe. Use á noite, antes de ir dormir);
20- Tira manchas de vinho e de sangue das roupas (pingue em cima da mancha e depois lave normalmente, proceda com água fria de preferência)

quinta-feira, 4 de abril de 2013

O Coração tem Cérebro




Esther Hicks Abraham

Descobriu-se que o coração contém um sistema nervoso independente e bem desenvolvido com mais de 40 mil neurônios e uma completa e espessa rede de neuro-transmissores,

Ele é inteligente.

Graças a esses circuitos tão elaborados, parece que o coração pode tomar decisões e passar à ação independentemente do cérebro; e que pode aprender, recordar e, inclusive, perceber.
Existem quatro tipos de conexões que partem do coração e vão para o cérebro da cabeça. A comunicação neurológica mediante a transmissão de impulsos nervosos.


O coração envia mais informação ao cérebro do que recebe, é o único órgão do corpo com essa propriedade e pode inibir ou ativar determinadas partes do cérebro segundo as circunstâncias. Significa que o coração pode influenciar em nossa maneira de pensar, em nossa percepção da realidade e, portanto, em nossas reações. A informação bioquímica mediante Hormônios e Neuro-Transmissores.

É o coração que produz o hormônio ANF, aquele que assegura o equilíbrio geral do corpo: a Homeostase.

Um dos efeitos é inibir a produção do hormônio do estresse e produzir e liberar a Oxitocina, que é conhecida como o hormônio do amor. A comunicação biofísica mediante ondas de pressão.

Parece que através do ritmo cardíaco e suas variações, o coração envia mensagens ao cérebro e ao resto do corpo. A comunicação energética.

O campo eletromagnético do coração é o mais potente de todos os órgãos do corpo: 5 mil vezes mais intenso que o do cérebro.

E tem-se observado que muda em função do estado emocional. Quando temos medo, frustração ou estresse se torna caótico. E se organiza com as emoções positivas. Sim. E sabemos que o campo magnético do coração se estende ao redor do corpo entre dois ou quatro metros, ou seja, todos que estão ao nosso redor recebem a informação energética contida em nosso coração.

A que conclusões nos levam estas descobertas?

O circuito do cérebro do coração é o primeiro a tratar a informação que depois passa para o cérebro da cabeça. Não será este novo circuito um passo a mais na evolução humana?

Há duas classes de variação da frequência cardíaca: uma é harmoniosa, de ondas amplas e regulares e toma essa forma quando a pessoa tem emoções e pensamentos positivos, elevados e generosos.

A outra é desordenada, com ondas incoerentes e aparece com as emoções negativas. Sim, com o medo, a raiva ou a desconfiança. Mas há mais: as ondas cerebrais se sincronizam com estas variações do ritmo cardíaco; ou seja, o coração incentiva a cabeça.

A conclusão é que o amor do coração não é uma emoção, é um estado de consciência inteligente.

O cérebro do coração ativa no cérebro da cabeça centros superiores de percepção completamente novos que interceptam a realidade sem se apoiar em experiências passadas. Este novo circuito não passa pelas velhas memórias, seu conhecimento é imediato, instantâneo e, por isso, tem uma percepção exata da realidade.

Está demonstrado que quando o ser humano utiliza o cérebro do coração, ele cria um estado de coerência biológica, tudo se harmoniza e funciona corretamente, é uma inteligência superior que se ativa através das emoções positivas. Este é um potencial não ativado, mas começa a estar acessível para um grande número de pessoas. 

E como posso ativar esse circuito?

Cultivando as qualidades do coração: a abertura para o próximo, o escutar, a paciência, a cooperação, a aceitação das diferenças, a coragem.

É a prática dos pensamentos e emoções positivas. Em essência, liberar-se do espírito de separação e dos três mecanismos primários: o medo, o desejo e a ânsia de controle, mecanismos que estão ancorados profundamente no ser humano porque nos têm servido para sobreviver por milhões de anos.

E como nos livramos deles?

Assumindo a posição de testemunhas, observando nossos pensamentos e emoções sem julgar e escolhendo as emoções que possam nos fazer sentir bem.

Devemos aprender a confiar na intuição e a reconhecer que a verdadeira origem de nossas reações emocionais não está no que ocorre no exterior, e sim no nosso interior.

Cultive o silêncio, entre em contato com a natureza, viva períodos de solidão, medite, contemple, cuide de seu entorno vibratório, trabalhe em grupo, viva com simplicidade.

E pergunte a seu coração quando não sabe o que fazer.

O Ser Humano leva consigo um potencial extraordinário de consciência, inteligência, sabedoria e amor; recentes descobertas cientificas constatam isso. Hoje, vá aonde for, faça o que fizer, esteja com quem estiver, seja sua principal intenção buscar e encontrar razões para se sentir bem quando vê, ouve, cheira, saboreia ou toca algo.

Tenha o propósito de solicitar, experimentar, exagerar, falar e desfrutar do melhor que obterá do seu coração a todo momento.

__________________________

Bom, essa "descoberta" vai de encontro ao que a Medicina Chinesa fala a milênios, que o "Shen" (Mente/emoções e Espírito) habitam no Coração

Clelcio