domingo, 31 de julho de 2011

O Homem de Bem

O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se ele interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele; enfim, se fez a outrem tudo o que desejara lhe fizessem.

Deposita fé em Deus, na Sua bondade, na Sua justiça e na Sua sabedoria. Sabe que sem a Sua permissão nada acontece e se Lhe submete à vontade em todas as coisas.

Tem fé no futuro, razão por que coloca os bens espirituais acima dos bens temporais.

Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções são provas ou expiações e as aceita sem murmurar.

Possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem, sem esperar paga alguma; retribui o mal com o bem, toma a defesa do fraco contra o forte, e sacrifica sempre seus interesses à justiça.

Encontra satisfação nos benefícios que espalha, nos serviços que presta, no fazer ditosos os outros, nas lágrimas que enxuga, nas consolações que prodigaliza aos aflitos. Seu primeiro impulso é para pensar nos outros, antes de pensar em si, é para cuidar dos interesses dos outros antes do seu próprio interesse. O egoísta, ao contrário, calcula os proventos e as perdas decorrentes de toda ação generosa.

O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus.

Respeita nos outros todas as convicções sinceras e não lança anátema aos que como ele não pensam.

Em todas as circunstâncias, toma por guia a caridade, tendo como certo que aquele que prejudica a outrem com palavras malévolas, que fere com o seu orgulho e o seu desprezo a suscetibilidade de alguém, que não recua à idéia de causar um sofrimento, uma contrariedade, ainda que ligeira, quando a pode evitar, falta ao dever de amar o próximo e não merece a clemência do Senhor.

Não alimenta ódio, nem rancor, nem desejo de vingança; a exemplo de Jesus, perdoa e esquece as ofensas e só dos benefícios se lembra, por saber que perdoado lhe será conforme houver perdoado.

É indulgente para as fraquezas alheias, porque sabe que também necessita de indulgência e tem presente esta sentença do Cristo: "Atire-lhe a primeira pedra aquele que se achar sem pecado."

Nunca se compraz em rebuscar os defeitos alheios, nem, ainda, em evidenciá-los. Se a isso se vê obrigado, procura sempre o bem que possa atenuar o mal.

Estuda suas próprias imperfeições e trabalha incessantemente em combatê-las. Todos os esforços emprega para poder dizer, no dia seguinte, que alguma coisa traz em si de melhor do que na véspera.

Não procura dar valor ao seu espírito, nem aos seus talentos, a expensas de outrem; aproveita, ao revés, todas as ocasiões para fazer ressaltar o que seja proveitoso aos outros.

Não se envaidece da sua riqueza, nem de suas vantagens pessoais, por saber que tudo o que lhe foi dado pode ser-lhe tirado.

Usa, mas não abusa dos bens que lhe são concedidos, porque sabe que é um depósito de que terá de prestar contas e que o mais prejudicial emprego que lhe pode dar é o de aplicá-lo à satisfação de suas paixões.

Se a ordem social colocou sob o seu mando outros homens, trata-os com bondade e benevolência, porque são seus iguais perante Deus; usa da sua autoridade para lhes levantar o moral e não para os esmagar com o seu orgulho. Evita tudo quanto lhes possa tornar mais penosa a posição subalterna em que se encontram.

O subordinado, de sua parte, compreende os deveres da posição que ocupa e se empenha em cumpri-los conscienciosamente.

Finalmente, o homem de bem respeita todos os direitos que aos seus semelhantes dão as leis da Natureza, como quer que sejam respeitados os seus.

Não ficam assim enumeradas todas as qualidades que distinguem o homem de bem; mas, aquele que se esforce por possuir as que acabamos de mencionar, no caminho se acha que a todas as demais conduz.

* * *
Allan Kardec. Da obra: O Evangelho Segundo o Espiritismo.
112a edição. Livro eletrônico gratuito em http://www.febrasil.org. Federação Espírita Brasileira, 1996.

sábado, 30 de julho de 2011

Infertilidade Masculina

Quando a mobilidade ou formação do espermatozóide está alterada, a Medicina Chinesa propõe uma série de pontos de acupuntura para que haja melhora nessas condições.

Compostos fitoterápicos chineses como ------- (censurado, não quero ninguém se auto-"medicando" e fazendo coisa errada) entre outras, terão influencia direta na libido e produção adequada de esprematozóides.

Mas para isso, é preciso avaliação energética do indivíduo, já que a Medicina Chinesa não funciona por "receita". Avalia-se quais as energias estão irregulares, deficiêntes ou excessivas em determinados Zang-Fu (órgãos e vísceras) daquele indivíduo e ai atua-se no seu equilíbrio.

Associando o tratameno masculino com o aumento da fertilidade feminina também através de ervas chinesas e pontos de acupuntura, geralmente obtêm-se bons resultados.

O finado Prof. Marcelo Pereira de Souza propõe os seguintes pontos auriculares para ausência ou deficiência da mobilidade de esprematozóides:

Shenmen, Simpático, Próstata, Testículos, Órgão genital externo 1 e 2, hipófise, Supra-renal e Endócrinas...

claro que existe ordem e estimulação correta desses pontos.




Boas notícias: neste último sábado nasceu mais um bebê cuja mãe se submeteu ao tratamento com acupuntura! Parabéns e seja bem-vinda!
__________________________________________________________________________________

Tratado de auriculoterapia
Prof. Marcelo P Souza
Brasilia FIB - Fisioterapia Integrada de Brasília, 2001

Mantra de Pureza e Serenidade - Lao Tse

O Grande Tao, por não possuir forma, consegue gerar o Céu e a Terra; por não se apegar às emoções, consegue manter o Sol e a Lua em movimento nas suas trajetórias; por não possuir nome, consegue manter e cultivar todos os seres vivos. Por não saber o seu nome, ao referir-me a ele, adotarei o nome Tao.

O Tao se divide em Pureza e Turvação, em Movimento e Estática, onde: o Céu é Puro enquanto a Terra é Turva; o homem possui o caráter Puro "Yang" e a Mulher, Turvo "Yin"; o homem agita e movimenta enquanto a mulher serena e silencia.

Nessa relação de relatividade, o mundo é gerado. Podemos ter a percepção de que a Pureza é a origem da Turvação; a Movimentação é o começo da Serenidade. Por isso, o Homem que sempre mantiver seu coração puro e sereno, terá o Universo dentro dele. Isso acontece porque o Espirito tem caráter puro, porém o coração é inquieto. O coração tem caráter Sereno, porém os desejos o atraem. Portanto, se conseguirmos eliminar os desejos, o coração naturalmente se serena; o coração estando sereno, o espírito se torna puro.

Dessa forma, os seis desejos não serão gerados, os três venenos serão destruídos.
Se você não consegue atingir tal nível é porque o coração ainda não está suficientemente sedimentado, ainda está coberto de desejos.

Como conseguir isso? Vislumbre o coração através do olhar interno, até atingir o vazio absoluto do coração, onde não há mais a forma externa, nem objetos substanciais. Tendo o coração, a forma e o objeto, os três resultarão em Vazio.

Ao perceber o Vazio, este é o Nada e o Nada é o Vazio, só restará o Silencio e a Serenidade. Conseguindo-se manter a Serenidade em constância, não haverá os desejos. Com os desejos excluídos é a verdadeira Serenidade.

A verdadeira Serenidade segue a Natureza, segue o verdadeiro Espírito. Somente após a verdadeira Serenidade, o coração será sempre puro e sereno e assim, entrar no verdadeiro Tao que é denominado "Ter Tao"(Obter Tao) que na verdade é obter o Nada.

O nome Ter Tao foi adotado para transmitir o Tao. Aquele que consegue entender verdadeiramente, poderá seguir a transmissão do Tao Sagrado.

Lao Tse disse, o homem superior não tem ambição, o homem inferior disputa. A grande virtude não é vista, a pequena virtude é vista. Aquele que insiste em mostrar suas virtudes, o faz por ignorar a virtude do Tao.

A razão pela qual a maioria das pessoas não obtêm o Verdadeiro Tao, é devida ao fato de elas possuirem o coração não claro ao Tao e sim, voltado à ignorância. Por isso, seu Espírito também será perturbado. Dessa maneira, apegam-se a tudo, desejam tudo e com isso, a angústia é gerada.

Assim, com a angústia e a ignorância, castigando o corpo e espírito, o homem vive sob domínio da turvação, como se tivesse caído em um mar amargo, sobrevivendo entre vida e a morte e se perdendo cada vez mais do verdadeiro Tao.

Portanto, aqueles que "obtêm Tao" (Ter Tao) estarão sempre acompanhados de Pureza e Serenidade, pois, o verdadeiro Tao está na percepção daquelas pessoas que verdadeiramente o obtiveram.




Tradução feito por discípulo Taoísta: Tsai Shien Jong

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Medicina faz mal à saúde

REVISTA SUPERINTERESSANTE

FEV 2004 EDIÇÃO (HISTÓRICA) 197


Medicina faz mal à saúde

O médico Vernon Coleman diz que os hospitais mais matam do que curam e que é preciso ser muito saudável para sobreviver a um deles


Sérgio Gwercman

Um selo colado na testa advertindo sobre os perigos que podem causar à saúde. Se dependesse do inglês Vernon Coleman, esse seria o uniforme ideal dos médicos. Dono de um diploma em medicina e um doutorado em ciências, Coleman abandonou a carreira após dez anos de trabalho para ganhar a vida escrevendo livros com títulos sugestivos do tipo Como Impedir o seu Médico de o Matar.

Autor de 95 livros, o inglês é um auto-intitulado defensor dos direitos dos pacientes. Em seus textos, publicados nos principais jornais do Reino Unido, costuma atacar a indústria farmacêutica - para ele, a grande financiadora da decadência - e, principalmente, os médicos que recusam tratamentos que excluam a utilização de remédios e cirurgias. Dono de opiniões polêmicas, Coleman ainda afirma que 90% das doenças poderiam ser curadas sem a ajuda de qualquer droga e que quanto mais a tecnologia se desenvolve, pior fica a qualidade dos diagnósticos.

Como um médico deve se comportar para oferecer o melhor tratamento possível a seu paciente?

Os médicos deveriam ver seus pacientes como membros da família. Infelizmente, isso não acontece. Eles olham os pacientes e pensam o quão rápido podem se livrar deles, ou como fazer mais dinheiro com aquele caso. Prescrevem remédios desnecessários e fazem cirurgias dispensáveis. Ao lado do câncer e dos problemas de coração, os médicos estão entre os três maiores causadores de mortes atualmente. Os pacientes deveriam aprender a ser céticos com essa profissão. E os governos, obrigá-los a usar um selo na testa dizendo "Atenção: este médico pode fazer mal para sua saúde".

Qual a instrução que pacientes recebem sobre os riscos dos tratamentos?

A maior parte das pessoas desconhece a existência de efeitos colaterais. E grande parte dos médicos não conhece os problemas que os remédios podem causar. Desde os anos 70 eu venho defendendo a introdução de um sistema internacional de monitoramento de medicamentos, para que os médicos sejam informados quando seus companheiros de outros países detectarem problemas. Espantosamente, esse sistema não existe. Se você imagina que, quando uma droga é retirada do mercado em um país, outros tomam ações parecidas, está errado. Um remédio que foi proibido nos Estados Unidos e na França demorou mais de cinco anos para sair de circulação no Reino Unido. Somente quando os pacientes souberem do lado ruim dos remédios é que poderão tomar decisões racionais sobre utilizá-los ou não em seus tratamentos.

Você considera que os médicos são bem informados a respeito dos remédios que receitam a seus pacientes?

A maior parte das informações que eles recebem vem da companhia que vende o produto, que obviamente está interessada em promover virtudes e esconder defeitos. Como resultado dessa ignorância, quatro de cada dez pacientes que recebem uma receita sofrem efeitos colaterais sensíveis, severos ou até letais. Creio que uma das principais razões para a epidemia internacional de doenças induzidas por remédios é a ganância das grandes empresas farmacêuticas. Elas fazem fortunas fabricando e vendendo remédios, com margens de lucro que deixam a indústria bélica internacional parecendo caridade de igreja.

E o que os pacientes deveriam fazer? Enfrentar doenças sem tomar remédios?

É perfeitamente possível vencer problemas de saúde sem utilizar remédios. Cerca de 90% das doenças melhoram sem tratamento, apenas por meio do processo natural de autocura do corpo. Problemas no coração podem ser tratados (não apenas prevenidos) com uma combinação de dieta, exercícios e controle do estresse. São técnicas que precisam do acompanhamento de um médico. Mas não de remédios.

Receber remédios não é o que os pacientes querem quando vão ao médico?

É verdade que muitos pacientes esperam receber medicamentos. Isso acontece porque eles têm falsas idéias sobre a eficiência e a segurança das drogas. É muito mais fácil terminar uma consulta entregando uma receita, mas isso não quer dizer que é a coisa certa a ser feita. Os médicos deveriam educar os pacientes e prescrever medicamentos apenas quando eles são essenciais, úteis e capazes de fazer mais bem do que mal.

Que problemas os remédios causam?

Sonolência, enjôos, dores de cabeça, problemas de pele, indigestão, confusão, alucinações, tremores, desmaios, depressão, chiados no ouvido e disfunções sexuais como frigidez e impotência.

Em um artigo, você cita três greves de médicos (em Israel, em 1973, e na Colômbia e em Los Angeles, em 1976) e diz que elas causaram redução na taxa de mortalidade. Como a ausência de médicos pode diminuir o risco à vida?

Hospitais não são bons lugares para os pacientes. É preciso estar muito saudável para sobreviver a um deles. Se os médicos não matarem o doente com remédios e cirurgias desnecessárias, uma infecção o fará. Sempre que os médicos entram em greve as taxas de mortalidade caem. Isso diz tudo.

Muitas pessoas optam por terapias alternativas. Esse é um bom caminho?

Em diversas partes do mundo, cada vez mais gente procura práticas alternativas em vez de médicos ortodoxos. De certa maneira, isso quer dizer que a medicina alternativa está se tornando a nova ortodoxia. O problema é que, por causa da recusa das autoridades em cooperar com essas técnicas, muitas vezes é possível trabalhar como terapeuta complementar sem ter o treinamento adequado. Medicina alternativa não é necessariamente melhor ou pior que a medicina ortodoxa. O melhor remédio é aquele que funciona para o paciente.

Em um de seus livros, você afirma que a tecnologia piorou a qualidade dos diagnósticos. A lógica não diz que deveria ter acontecido o contrário?

Testes são freqüentemente incorretos, mas os médicos aprenderam a acreditar nas máquinas. Quando eu era um jovem doutor, na década de 70, os médicos mais velhos apostavam na própria intuição. Conheci alguns que não sabiam nada sobre exames laboratoriais ou aparelhos de raio X e mesmo assim faziam diagnósticos perfeitos. Hoje, os médicos se baseiam em máquinas e testes sofisticados e cometem muito mais erros que antigamente.

Você faz ferrenha oposição aos testes médicos realizados com animais em laboratórios. De que outra maneira novas drogas poderiam ser desenvolvidas?

Faz muito mais sentido testar novas drogas em pedaços de tecidos humanos que num rato. Os resultados são mais confiáveis. Mas a indústria não gosta desses testes porque muitos medicamentos potencialmente perigosos para o homem seriam jogados fora e nunca poderiam ser comercializados. Qual o sentido de testar em animais? Existe uma lista de produtos que causam câncer nos bichos, mas são vendidos normalmente para o uso humano. Só as empresas farmacêuticas ganham com um sistema como esse.

O que você faz para cuidar da saúde?

Eu raramente tomo remédios. Para me manter saudável, evito comer carne, não fumo, tento não ficar acima do peso e faço exercícios físicos leves. Para proteger minha pressão, desligo a televisão quando médicos aparecem na tela apresentando uma nova e maravilhosa droga contra depressão, câncer ou artrite que tem cura garantida, é absolutamente segura e não tem efeitos colaterais.

http://super.abril.com.br/superarquivo/2004/conteudo_313515.shtml

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Período de "Retração" / Momento Yin

Como no Movimento da Vida, onde a Filosofia Chinesa compreendeu o seu rítmo e chamou-o de Yin/ Yang...


(onde o Yin é Passividade e o Yang Atividade)


entro em um período de minha vida, já previsto em meu mapa astral, de Retração...

Um passo pra trás, para um salto (quântico ?) futuro!

ou seja, um momento Yin, onde a necessidade do momento não é o Trabalho em primeiro plano;

e, sim, a Dedicação à Família que aumentou!

Chegou o "Loiro"... meu filhinho (veio das estrelas) a juntar-se à minha Filhinha de 2 anos.

(pra quem sabe ler, um pingo é letra!)

De forma que essa dedicação imediata me impede de manter a jornada de atendimentos diários das terapias que faço na clínica e homecare!

Diminuo o ritmo (momento Yin, lembra-se?) e passo a atender somente no consultório na Zona Norte (no Bairro de Vila Guilherme, entrem em contato pelo celular 7311-4441)

A Sabedoria chinesa nos mostra que a melhor forma de mantermos a saúde é respeitar o ritmo do corpo, da Vida!

É isso que faço agora.

Peço que meus amigos/clientes compreendam essa minha necessidade. É o respeito Kármico.

Obrigado pela compreensão

Clélcio Ribeiro

Esp. em Acupuntura (Medicina Chinesa)(mec)
Esp. em Osteopatia (Coffito)