sexta-feira, 18 de março de 2011

Acupuntura e Infertilidade Feminina (Relato)

De forma resumida, tratarei deste tema sob a ótica da Medicina Tradicional Chinesa. Lembro ao leitor que o tópico serve apenas para conhecimento geral sobre a forma própria de avaliar e tratar o Ser dentro do método de compreensão do indivíduo baseado na Filosofia Chinesa. Não substitua seu médico. Para tratamento dentro desse enfoque, procure profissional qualificado.

Dentro do contexto da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), qdo dizemos o Rim está deficiente, o Sangue está baixo etc, nos referimos às suas energias. Ou seja, terminologia própria da MTC. Para entender seu real contexto/valor, deve-se ter preparo para isso.

Segundo Auteroche ¹, 4 são as causas energéticas envolvidas na esterilidade feminina:

- Rins em estado de Vazio;
- Sangue em estado de Vazio;
- Congestão do Fígado, e
- Mucosidade-Umidade.

Rins em estado de Vazio

Esterilidade, menstruações atrasadas, fluxo de sangue fraco e de cor pálida. Leucorréias fluidas e brancas. Lombar "fraca", micção abundante,principalemente a noite. Rosto pálido.
Língua com revestimento branco, brilhante.
Pulso profundo, fino, fraco.

- Se o Yang do Rim for deficiente:

O abdomem é frio, a lombar é dolorida e há incontinência urinária.

Terapêutica

Aquecer os Rins e acrescer o Sangue para regularizar Chong Mai e Ren Mai

Pontos: B23 Shenshu, VC4 Guanyuan, Bç8 Diji ou Bç6 Sanyinjiao, B43 Gaohuang, R3 Taixi, B33 Zongliao ou E 29 Guilai.


Sangue em estado de Vazio

Esterilidade, ciclo menstrual alongado, menstruação pouco importante, sangue de cor pálida. Tez do rosto murcha, amarelada, pele seca. Astenia Física, vertigens, fosfenos/ escotomas cintilantes.
Língua pálida, com revestimento delgado
Pulso fino, fraco

Se o Sangue estiver fraco, assim como o Baço, haverá inapetência;
Se o Sangue estiver Vazio e o Yin Deficiente, haverá também:

Ciclo menstrual encurtado, sangue em pequena qtidde e de cor vermelha;
Lábios vermelhos, garganta seca, agitação, nervosismo, febrícula vespertina;
Língua vermelha com muito pouco revestimento.

Terapêutica

Alimentar o Sangue, alimentar os Rins

Pontos: VC3 Zhongji, B20 Pishu, B17 Geshu ou B43 Gaohuang, F11 Yinlian ou F8 Ququan, Bç6 Sanyinjiao, R3 Taixi

Congestão do Fígado

Esterilidade, ciclo alongado, alternância de menstruações fortes e fracas. Opressão torácica, hipocôndrios inchados. Estado mental melancólico, depressivo, suspiros frequêntes.
Corpo da língua normal, revestimento delgado e branco.
Pulso em corda.

Terapêutica

Drenar o Fígado para desmanchar a congestão. Alimentar o Sangue, sustentar o Baço.

Pontos: VC4 Guanyuan, F6 Zhongdu ou F2 Xingjian, F8 Ququan, F11 Yinlian, Bç6 Sanyinjiao, B32 Ciliao, CS7 Daling ou CS8 Laogong, R21 Youmen ou R19 Yindu, Bç8 Diji

Mucosidades-Umidades

Esterilidade, ciclos irregulares, sangue de cor clara em qtidde abundante. Leucorréias importantes, obesidade, rosto macilento, vertigens, palpitações.
Revestimento Lingual branco, espesso, gorduroso.
Pulso Escorregadio.

Terapêutica

Dissolver as mucosidades, ressecar Umidade

Pontos: B21 Weishu, VC12 Zhongwan,, Bç5 Shangiu ou Bç6 Sanyinjiao, E29 Guilai ou E25 Tianshu, E36 Zusanli, E40 Fenglong.



Aqui coloquei de forma simplificada as teorias desse autor. Esses desequilíbrios nem sempre aparecem claros e únicos. Muitas vezes estão de forma mista. Isto é, um desequilíbrio vai se cronificando, gerando o outro e aprofundando. Depende do quanto a pessoa já sofre com isso.

No caso de esterilidade, há outras possibilidades não abordadas aqui. São observações de outros autores e minhas próprias, advindas da experiência diária de quase 15 anos de atendimentos.

Muitas vezes, só a acupuntura não é suficiente para reverter um quadro desses. A utilização de fitoterapia chinesa torna-se, então, imprescindível.

No caso da dificuldade em engravidar vir do homem, a acupuntura também tem seu método de avaliação e tratamento.

Referência: B. Auteroche; P. Vavailh.
Acupuntura em Ginecologia e Obstetrícia. Ed. Andrei




RELATO DE PACIENTE


Aos 36 anos me casei e desde então não tomava mais nenhum método contraceptivo. Depois de um ano, minha médica me orientou em começarmos a investigar o motivo de não ter engravidado ainda. Eu e meu marido fizemos todos os exames necessários e não tinhamos nada. Cheguei a fazer tratamento para estimulação dos foliculos e nada acontecia... com isso se passaram 1 ano e meio e eu ainda sem engravidar.

Minha preocupação maior era com minha idade, depois dos 40 fica tudo mais difícil.


Partimos para inseminação artificial. Em 1 ano fiz 2 inseminações e nada; foram 3 anos de muita pressão psicológica e muita medicação e decidimos parar e deixar acontecer.

Quando tentei a segunda inseminação o catéter não entrou com facilidade, então a médica me disse que eu teria que fazer um procedimento antes de tentar outra inseminação (eu fiz mas não lembro o nome agora). Então ela me disse que eu tinha um tipo de uma lombadinha na entrada do canal, que não deixava o catéter entrar com falicilidade, mas que isso não impediria a entrada do espermatozoide. Tanto é que eu cheguei fazer um exame horrível chamado histerosalpingrafia (nem sei se é assim que escreve), onde é injetado contraste no útero pra verificar se existe algo obstruindo a passagem e isso não foi detectado. Foi a única coisa que aconteceu.

Em 2008 através de uma grande amiga conheci o Clelcio. Marcamos uma consulta onde tive que contar todo meu histórico desde a 1ª menstruação; depois ele me examinou e me prescreveu um composto chinês, uma combinação de várias ervas chinesas.
Como moro em Brasília e estava passando o final de semana em São Paulo, fui comprar o remédio imediatamente. Dois potes de 60 cápsulas cada.

Quando eu já tinha tomado 1 pote e menos da metade do outro, descobri que estava grávida!

Esse dia foi um dos dias mais felizes de nossas vidas. Eu nem acreditava que estava acontecendo comigo, foi incrível e já sentia um amor incondicional.
Minha gestação foi ótima, trabalhei até o último dia sem problemas. Mariana nasceu linda, saudável e é um bebe muito tranqüilo, não passei nenhuma noite em claro até hoje.

Hoje minha filha está com 1 ano de 7 meses é tudo em nossas vidas é meu anjinho e minha razão de viver.
Agradeço demais a Deus por ter colocado em meu caminho duas pessoas especiais e que tiveram grande participação para que tudo isso acontecesse (minha amiga e o Cléo) e também por ter me confiado para cuidar de Mariana.



K.C.B.M.L.

15/03/2011


Grande bjo,


Outro Relato de Pacte.
(Transcrição)


"Oi Cleo!

Não sei se lembra de mim, mas vc é uma pessoa de quem nunca me esquecerei. Me deu esperança quando nenhum médico mais acreditava que eu pudesse engravidar. Tirou minhas cólicas já no primeiro mês de "remédio" chinês... não tenho palavras p/ te agradecer. Espero poder te visitar em breve e levar o Gui p/ você conhecer.

Muito obrigada, um beijo carinhoso, G."

Ela mandou uma fotinho do bebê aonde escreveu no verso:

" Oi Cleo,

Queria te agradecer por ter ajudado a mamãe a engravidar me mim. Se não fosse você, eu não estava aqui!

Muito obrigrado!

Um beijão, G. (filho)"

23/03/2013

(por "coincidência", a data da cartinha é o Dia do Acupunturista)

e pasmem... olhando o imã de geladeira com a foto do garotinho, observei a data de nascimento: 05/10... a mesma do meu aniversário !!!

emocionante, não?


Nota:

Esse tipo de situação que nos faz ter imenso prazer no nosso trabalho (Clélcio).

sexta-feira, 4 de março de 2011

Mulheres que fumam na pós-menopausa têm mais risco de câncer

DA FRANCE PRESSE



Dois estudos publicados nesta quarta-feira reforçaram os riscos e benefícios do estilo de vida no combate ao câncer, demonstrando os riscos do tabagismo para mulheres na pós-menopausa e os efeitos protetores dos exercícios no intestino.

As mulheres na pós-menopausa que fumam ou costumavam fumar correm um risco até 16% maior de desenvolver câncer de mama em comparação com mulheres que nunca fumaram, destacou um artigo publicado na edição on-line do "BMJ" (British Medical Journal).

As mulheres que foram extensivamente expostas ao fumo passivo, tanto na infância quanto na idade adulta, também podem correr mais riscos de desenvolver câncer de mama, acrescentaram.

No entanto, este risco aparente não se aplica a mulheres expostas moderadamente ao fumo passivo.

O estudo foi realizado com quase 80 mil mulheres americanas com idades entre 50 e 79 anos e que foram acompanhadas por 10 anos.

Uma pesquisa separada publicada pelo "British Journal of Cancer" demonstrou que pessoas com estilo de vida mais ativo corriam pelo menos três vezes menos riscos de desenvolver grandes tumores nos intestinos, conhecidos como pólipos, que costumam ser precursores de câncer.

A conclusão se baseia em um apanhado de 20 estudos publicados.

"Há muito sabemos que um estilo de vida ativo pode proteger contra o câncer de intestino, mas este estudo é o primeiro a examinar todas as evidências disponíveis e demonstrar que uma redução dos pólipos intestinais é a explicação mais provável para isto", explicou a principal autora do estudo, Kathleen Wolin, da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em Saint Louis, no Missouri.

"A prática de exercícios traz muitos benefícios, inclusive o fortalecimento do sistema imunológico, reduzindo a inflamação nos intestinos e ajudando a reduzir os níveis de insulina, todos fatores que nós sabemos serem propensos a influenciar o risco de desenvolvimento de pólipos", acrescentou.

Meia hora de exercícios moderados por dia --qualquer um que provoque perda de fôlego suave-- e a manutenção de um peso razoável são chaves para reduzir os riscos de câncer de intestino, destacou o Cancer Research UK, que publica o jornal.

FONTE: SITE www.folha.com - 02/03/2011 (Equilibrio e Saude)